sexta-feira, 27 de abril de 2012

Propostas de Ação Coletiva - Unidade I

Prezad@s Alun@s!


Abaixo seguem as Propostas de Ação Coletiva (PAC) da Unidade I, elaboradas pelos grupos na aula 06 (11/04/12):



Propostas de Ação Coletiva – Unidade I
(O lugar da escola na sociedade)

Grupo I

Autores
nome
nUSP
Luisa Setton
4667547
João Artur Camargo de Oliveira
6471532
Isabela Trevisan Nascimento
6838408
Eduardo Sisti Silva
683922
Andreia Bianchi
6840482


Tema
Discussão de um currículo significativo para escola.

Introdução
Existe uma grande dificuldade dos alunos na percepção da aplicabilidade do currículo ensinado nas escolas. Nesse sentido, cada escola deveria proporcionar e garantir a aquisição de conhecimentos mais próximos ao cotidiano de cada aluno.

Objetivo
Trazer para o cotidiano escolar a realidade dos alunos.

Estratégias
  • Criação de oficinas temáticas que relacionariam as disciplinas do currículo com conhecimentos cotidianos da comunidade escolar.
  • Estas oficinas estariam relacionadas com um projeto maior, desenvolvido em conjunto pelo corpo docente e com participação dos alunos.
  • As oficinas seriam frequentadas por alunos de diferentes anos.


Público-alvo
É possível adaptar essa proposta para qualquer ciclo, porém aqui optamos traçar estratégias para o Ensino Médio.


Grupo II

Autores

nome
nUSP
Isabela Amorim
6832295
Lidiane Pontes
6798759
Felipe Lucas
7158541
Priscila Li
7157770
Claudionora de Jesus
7789987
Inaya Guimaraes
5969052
Karina Kazue Ornellas Higuti
7158447

Tema
O mau uso (uso inadequado) da Internet como fonte de pesquisa escolar.

Introdução
Devido à facilidade no acesso à rede mundial de informações, a Internet, muitos alunos têm realizado suas pesquisas escolares sem o direcionamento pedagógico e sem o conhecimento necessários para elaborar um trabalho de pesquisa de qualidade, deixando, muitas vezes, de elencar e selecionar informações que tenham relevância.

Objetivo
Fazer com que os alunos utilizem a Internet como fonte de pesquisa de maneira adequada.

Estratégias
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo.
  • Escolha de uma metodologia para introduzir o assunto (da pesquisa) de forma direcionada.
  • Utilização de diferentes metodologias para a elaboração do trabalho de pesquisa, como: filmes sobre o assunto a ser abordado, músicas, teatro e documentários. O objetivo é despertar o interesse dos alunos, que poderão, desta forma, pesquisar com maior motivação e afinco. Ex: caso o assunto da pesquisa seja “ II Guerra Mundial”, pode-se exibir um dos inúmeros filmes sobre o tema.
  • Os alunos deverão pesquisar sobre o assunto abordado a partir de um roteiro pré-estabelecido pelo professor (obras de referência, sites confiáveis, etc.).
  • Pode-se realizar uma avaliação posterior à entrega das atividades: quais foram os problemas? O que está adequado? O que precisa ser melhorado? Discussões e debates são válidos e enriquecedores.


Público-alvo
Todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Alunos: N I, N II e Ensino Médio.


Grupo III

Autores
nome
nUSP
Thiago Santa’Anna
4951795
Paula Gomes de Oliveira
5426230
Katiane Suelen Moretto
7578478
Fabio Ferreira de Jesus
6472850


Tema
Integração e socialização dos alunos.

Introdução
A partir da identificação de algumas questões que podem dificultar o aproveitamento dos alunos, como por exemplo, a falta de participação de alguns alunos nas atividades propostas; a ideia de que para os alunos os conhecimentos  muitas vezes estão distantes de suas realidades; a necessidade de desenvolver a socialização entre os alunos na sala de aula; e a necessidade de desenvolver habilidades e potencialidades individuais de todos os alunos; acreditamos ser essencial promover atividades que estimulem a participação de todos e que se envolvam no processo de elaboração da atividade de modo a propiciar a apropriação dos conhecimentos por parte dos alunos, bem como o desenvolvimento das relações sociais a partir da troca de ideias e do partilhamento de diferentes pontos de vista, sempre contando com a mediação do professor.

Objetivo
Desenvolver o conhecimento e integração social por maio de um trabalho coletivo.

Estratégias
  • Produção de um vídeo, pelos alunos, sobre o tema a ser escolhido por eles a partir de opções oferecidas pelo professor, como por exemplo: adaptar uma peça de teatro, adaptar um romance, criar um roteiro próprio.
  • Os alunos participarão de oficinas a fim de terem contato com os temas, para então escolherem, conforme suas afinidades, de qual prática (figurino, roteiro, cenário, etc.) eles participarão na execução/produção do vídeo.
  • Os materiais utilizados serão materiais recicláveis e/ou de baixo custo; os equipamentos serão filmadoras de celulares, LED´s de celulares para iluminação, gravadores de som auxiliados pelos professores de física; e materiais de informática disponíveis na escola.
  • A ação será planejada e mediada pelos professores das disciplinas: redação (oficinas de redação para auxiliar na produção do roteiro); artes (oficinas e auxílio na produção de figurino, cenário e estudo de música); matemática/física (oficinas e auxílio na utilização da tecnologia, pensando a teoria e a aplicação da teoria); literatura (auxiliar na linguagem, estruturar a forma do texto escolhido para adaptação).
  • Pode-se realizar uma avaliação posterior à entrega das atividades: quais foram os problemas? O que está adequado? O que precisa ser melhorado? Discussões e debates são válidos e enriquecedores.


Público-alvo
Professores e alunos do Ensino Médio. O trabalho seria inicialmente desenvolvido com uma só turma, podendo ser estender a outras.


Grupo IV

Autores
nome
nUSP
Emanuele Godo
5454913
Marcos Diniz
3669381
Demetrius Siqueira
5935541
Sunamita Santiago
6464792
Karina Tsuji
6513970


Tema
Inclusão da comunidade como fator de democratização das instituições escolares.

Introdução
A baixa participação e interesse dos alunos nas instituições educacionais foram pontos observados durante a discussão. Assim, foi consenso, a importância  da contribuição das ações ativas dos próprios alunos frente à comunidade.

Objetivo
Tendo em vista esta problemática, objetivou-se uma política de inclusão da instituição como parte da comunidade a fim de que os alunos criem uma maior ligação com a mesma, e comecem por si, perceber sua importância e passem a tomar mais decisões próprias em relação à educação.

Estratégias
  • Mobilização do Conselho para que haja maior participação doas pais e alunos nas atividades escolares/comunidade. Exemplos: reuniões para desenvolver alguma atividade coerente com a situação da comunidade, como atividades ambientais e coleta seletiva.


Público-alvo
Alunos, pais e responsáveis.


Grupo V

Autores
nome
nUSP
Fabio Amancio
1138509
Roney Lima
7240686
Arthur de Abreu
6432198
Chiristian M. kawashita
5641022
Dijanio Alves da Silva
6879892


Tema
Ferramentas lúdicas para o ensino de matemática.

Introdução
A matemática é considerada por muitos a disciplina mais difícil do Ensino Médio e Fundamental. Podemos atribuir essa dificuldade em grande parte ao caráter abstrato dessa ciência, isso que torna o aprendizado mais complexo.

Objetivo
Desenvolver ferramentas e materiais para facilitar o ensino de matemática, por meio de atividades lúdicas.

Estratégias
  • Produzir materiais didáticos que possam ser usados em sala de aula para apresentar um determinado conteúdo a ser abordado pelo professor.


Público-alvo
Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Professores.


Grupo VI

Autores
nome
nUSP
Aline Pimentel da Silva
6830376
Claudia Tangerino Olivares
5745560
Estela de Almeida Brandi
5715285
Francisco das Chagas Pereira
7788749
Jhonny Bezerra Torres
5937904


Tema
Motivação e interdisciplinaridade.

Introdução
Observa-se a falta de interesse dos alunos diante das ministradas no ensino regular. Essa falta de interesse pode estar relacionada à ausência de conexão entre a teoria ministrada e o cotidiano do aluno. O aluno busca implantar o que é aprendido na escola em seu dia-a-dia e quando sente dificuldade nessa implantação não vê utilidade no que foi ensinado.
Outro fator de desmotivação do aluno é a separação estanque entre as disciplinas. Com isso, ele não vê ligação interdisciplinar.

Objetivo
Motivar o aluno oferecendo uma explicação prática das teorias trabalhadas em sala de aula.

Estratégias
  • Elaboração de oficinas interdisciplinares ministradas pelos professores envolvidos no projeto e/ou colaboradores.
  • Oferecimento extracurricular.
  • Aquisição da própria produção.
  • Merenda (vinculada à participação).


Público-alvo
Alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.


Grupo VII

Autores
nome
nUSP
Osmar dos Santos Lima
5672649
Julio Luiz Marques
5465975
Danilo Leal Raul
3726415 
Leonardo Quinto
7788749


Tema
A prática do professor e as novas tecnologias: a capacitação docente frente às novas tecnologias diante dos conhecimentos dos alunos e o uso das mesmas.

Introdução
Diante da cultura escolar baseada num modelo conservador em que há proeminência de recursos como o giz, lousa e saliva torna-se relevante abordar aspectos da capacitação docente frente às novas tecnologias e como o aluno lida com esse novo conteúdo/estrutura física.

Objetivos
  • Capacitar o docente para utilizar software como recurso pedagógico junto às turmas de Ensino Fundamental II.
  • Repensar o papel do professor diante das tecnologias presentes no cotidiano escolar de alunos (celular, internet, câmera digital).


Estratégias
  • Tecnologia voltada para a área de software educacional.


Público-alvo
Alunos  e professores do Ensino Fundamental II, 6º a 9º anos.


Cordialmente,
Monitora Juliana e Profa. Maurilane

Nenhum comentário:

Postar um comentário