Abaixo seguem as Propostas de Ação Coletiva (PAC) da Unidade I, elaboradas pelos grupos na aula 06 (11/04/12):
Propostas de Ação Coletiva
– Unidade I
(O lugar da escola na
sociedade)
Autores
nome
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nUSP
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Luisa Setton
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4667547
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João Artur Camargo de Oliveira
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6471532
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Isabela Trevisan Nascimento
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6838408
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Eduardo Sisti Silva
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683922
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Andreia Bianchi
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6840482
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Tema
Discussão de um currículo significativo para
escola.
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Introdução
Existe uma grande
dificuldade dos alunos na percepção da aplicabilidade do currículo ensinado
nas escolas. Nesse sentido,
cada escola deveria proporcionar e garantir a aquisição de conhecimentos mais
próximos ao cotidiano de cada aluno.
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Objetivo
Trazer para o cotidiano escolar a realidade
dos alunos.
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Estratégias
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Público-alvo
É possível adaptar essa proposta para qualquer
ciclo, porém aqui optamos traçar estratégias para o Ensino Médio.
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Grupo II
Autores
nome
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nUSP
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Isabela Amorim
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6832295
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Lidiane Pontes
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6798759
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Felipe Lucas
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7158541
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Priscila Li
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7157770
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Claudionora de Jesus
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7789987
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Inaya Guimaraes
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5969052
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Karina Kazue Ornellas Higuti
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7158447
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Tema
O mau uso (uso inadequado) da Internet como
fonte de pesquisa escolar.
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Introdução
Devido à facilidade
no acesso à rede mundial de informações, a Internet, muitos alunos têm
realizado suas pesquisas escolares sem o direcionamento pedagógico e sem o conhecimento
necessários para elaborar um trabalho de pesquisa de qualidade, deixando,
muitas vezes, de elencar e selecionar informações que tenham relevância.
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Objetivo
Fazer com que os alunos utilizem a Internet
como fonte de pesquisa de maneira adequada.
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Estratégias
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Público-alvo
Todos os envolvidos no processo de
aprendizagem. Alunos: N I, N II e Ensino Médio.
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Grupo III
Autores
nome
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nUSP
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Thiago
Santa’Anna
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4951795
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Paula
Gomes de Oliveira
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5426230
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Katiane
Suelen Moretto
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7578478
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Fabio
Ferreira de Jesus
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6472850
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Tema
Integração e socialização dos alunos.
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Introdução
A partir da identificação
de algumas questões que podem dificultar o aproveitamento dos alunos, como
por exemplo, a falta de participação de alguns alunos nas atividades
propostas; a ideia de que para os alunos os conhecimentos muitas vezes estão distantes de suas
realidades; a necessidade de desenvolver a socialização entre os alunos na
sala de aula; e a necessidade de desenvolver habilidades e potencialidades
individuais de todos os alunos; acreditamos ser essencial promover atividades
que estimulem a participação de todos e que se envolvam no processo de
elaboração da atividade de modo a propiciar a apropriação dos conhecimentos
por parte dos alunos, bem como o desenvolvimento das relações sociais a
partir da troca de ideias e do partilhamento de diferentes pontos de vista,
sempre contando com a mediação do professor.
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Objetivo
Desenvolver o conhecimento e integração social por
maio de um trabalho coletivo.
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Estratégias
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Público-alvo
Professores e alunos do Ensino Médio. O trabalho
seria inicialmente desenvolvido com uma só turma, podendo ser estender a
outras.
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Grupo IV
Autores
nome
|
nUSP
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Emanuele
Godo
|
5454913
|
Marcos
Diniz
|
3669381
|
Demetrius
Siqueira
|
5935541
|
Sunamita
Santiago
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6464792
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Karina
Tsuji
|
6513970
|
Tema
Inclusão da comunidade como fator de democratização
das instituições escolares.
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Introdução
A baixa participação e
interesse dos alunos nas instituições educacionais foram pontos observados
durante a discussão. Assim, foi consenso, a importância da contribuição das ações ativas dos
próprios alunos frente à comunidade.
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Objetivo
Tendo em vista esta problemática, objetivou-se uma
política de inclusão da instituição como parte da comunidade a fim de que os
alunos criem uma maior ligação com a mesma, e comecem por si, perceber sua
importância e passem a tomar mais decisões próprias em relação à educação.
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Estratégias
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Público-alvo
Alunos, pais e responsáveis.
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Grupo V
Autores
nome
|
nUSP
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Fabio
Amancio
|
1138509
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Roney
Lima
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7240686
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Arthur
de Abreu
|
6432198
|
Chiristian
M. kawashita
|
5641022
|
Dijanio
Alves da Silva
|
6879892
|
Tema
Ferramentas lúdicas para o ensino de matemática.
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Introdução
A matemática é
considerada por muitos a disciplina mais difícil do Ensino Médio e
Fundamental. Podemos atribuir essa dificuldade em grande parte ao caráter
abstrato dessa ciência, isso que torna o aprendizado mais complexo.
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Objetivo
Desenvolver ferramentas e materiais para facilitar o
ensino de matemática, por meio de atividades lúdicas.
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Estratégias
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Público-alvo
Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Professores.
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Grupo VI
Autores
nome
|
nUSP
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Aline
Pimentel da Silva
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6830376
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Claudia
Tangerino Olivares
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5745560
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Estela
de Almeida Brandi
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5715285
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Francisco
das Chagas Pereira
|
7788749
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Jhonny
Bezerra Torres
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5937904
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Tema
Motivação e interdisciplinaridade.
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Introdução
Observa-se a falta de
interesse dos alunos diante das ministradas no ensino regular. Essa falta de
interesse pode estar relacionada à ausência de conexão entre a teoria
ministrada e o cotidiano do aluno. O aluno busca implantar o que é aprendido
na escola em seu dia-a-dia e quando sente dificuldade nessa implantação não
vê utilidade no que foi ensinado.
Outro fator de
desmotivação do aluno é a separação estanque entre as disciplinas. Com isso,
ele não vê ligação interdisciplinar.
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Objetivo
Motivar o aluno oferecendo uma explicação prática
das teorias trabalhadas em sala de aula.
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Estratégias
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Público-alvo
Alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.
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Grupo VII
Autores
nome
|
nUSP
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Osmar
dos Santos Lima
|
5672649
|
Julio
Luiz Marques
|
5465975
|
Danilo
Leal Raul
|
3726415
|
Leonardo
Quinto
|
7788749
|
Tema
A prática do professor e as novas tecnologias: a
capacitação docente frente às novas tecnologias diante dos conhecimentos dos
alunos e o uso das mesmas.
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Introdução
Diante da cultura
escolar baseada num modelo conservador em que há proeminência de recursos
como o giz, lousa e saliva torna-se relevante abordar aspectos da capacitação
docente frente às novas tecnologias e como o aluno lida com esse novo
conteúdo/estrutura física.
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Objetivos
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Estratégias
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Público-alvo
Alunos e
professores do Ensino Fundamental II, 6º a 9º anos.
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Monitora Juliana e Profa. Maurilane
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