EDF- 287 -Introdução aos Estudos da Educação:
enfoque histórico
1º. Semestre de 2014 - Terça Feira
Profa. Dra. Maurilane de Souza Biccas
Fevereiro
Dia
18 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos.
Definição da proposta e programação do curso.
Atividade
1 – a) Solicitar aos alunos que
levantem temas e questões que gostariam de estudar no curso.
c)
Discussão dos temas e questões indicando como serão incorporadas no programa do
curso
Dia
25 (Não haverá aulas) – reforma na Faculdade
Março
Dia
04 (Não haverá aula – carnaval
Dia
11 (Aula 2) - Apresentação do programa do
curso
Bibliografia
Geral do curso:
HILSDORF,
M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS,
Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira
(1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da
Educação Brasileira)
Infolink
Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml
Tema
da aula: “O que é cultura escolar?”
Atividade: Aula dialogada
Bibliografia
básica:
VIDAL,
Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares.
Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
Youtube - NOTICIAS
UNED: Memoria y cultura escolar entre generaciones. Programa de televisión.
(17-06-2011 )
Fecha
de emisión: 17-06-2011 Duración: 06' 36''
¿Qué
sentirías si después de 70 años pudieras ver tus propios cuadernos escolares?.
¿Qué le preguntarías a un antiguo alumno de tu colegio si fueras un niño de 10
años?. Todo este cúmulo de sensaciones y pensamientos son los que surgieron a
raíz del encuentro celebrado en el Colegio Joaquín Costa de Madrid entre los
hermanos Antonio y Fernando Zarco, estudiantes de este centro durante los años
40, y los estudiantes actuales de 6º de primaria. La actividad, educativa
y cultural, se enmarcó dentro del centenario de Joaquín Costa y partió de una
iniciativa del Centro MANES de la UNED, que realiza una investigación sobre la
cultura escolar del pasado a través de las historias de vida del pintor Antonio
Zarco y su hermano. El estudio nace de la donación de manuales escolares
realizada por la profesora de la UNED Pilar Ruiz-Va, nieta de un maestro de
este centro: Manuel Va. Producción y realización: CEMAV.
Dia
18 (Aula - 3) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira.
Temas: história da escola pública brasileira;
organização do sistema escolar; escola pública e privada; reformas
educacionais; Inclusão e exclusão.
Atividade
– Apresentação e discussão do filme: Pro
dia nascer feliz
Bibliografia
Básica:
CARDOSO, Romi Leffa; CHERUTI, Luciana
Josélia Corrêa; PONTE, Márcia Kleemann. Pro
dia nascer feliz: análise do documentário
http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/629/706 - (trabalho individual 1)
Dia
25 (Aula - 4) – O lugar da escola na sociedade brasileira.Temas Atuais
Temas: história da escola pública brasileira;
organização do sistema escolar; escola pública e privada; reformas
educacionais; Inclusão e exclusão.
FREITAS,
Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira
(1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da
Educação Brasileira)
Atividade -
Discussão de texto e aula expositiva dialogada
1) Ideias interessantes retiradas dos
textos (trabalho individual 2);
2) Discussão em grupo e apresentação em
painel (trabalho coletivo 1)
Abril
Dia
01 (Aula – 5) – Unidade I - O lugar
da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola pública brasileira; organização
do sistema escolar; escola pública e privada; reformas educacionais; Inclusão e
exclusão.
Bibliografia
básica:
OLIVEIRA,
Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova
dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr.
28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
ARELARO,
Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as
parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política?
Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. (www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf)
SKLIAR,
Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In.:
RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação
inclusiva.São Paulo, SP, Summus, 2006,
p.15-33.
GOMES,
Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação
brasileira: desafios, políticas e práticas.Revista Brasileira de Política e
Administração da Educação. V.
27, n. 1, p. 109-121, jan./abr. Anpae, 2011.
Atividade
- Discussão dos textos
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 3);
2)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção
coletiva) (trabalho coletivo 2)
Dia
15 (Aula 6) – – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores –
alunos – famílias
Temas: História
da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); Violência escolar e bullying; relação
escola-professor-aluno.
Atividade
1 : discussão do texto e aula
dialogada
Bibliografia
Básica:
NUNES,
Clarice. Formação docente no Brasil: entre avanços e recuos pragmáticos.
Revista
Teias. V.1,n.1, 2000.
Atividade
2 - Idéias interessantes
retiradas dos textos(trabalho
individual 4)
Dia
22 (Aula 7) - Unidade II - Sujeitos da
Educação: Professores e alunos. Temas atuais
Temas: História da formação dos professores;
Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno)
Bibliografia
da aula:
LAPO,
Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a
profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118,
p.65-88. link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
MAUES,
Olgaíses. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos
de Pesquisa, mar./2003, no.118, p.89-117. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16831.pdf
ESTEVE,
José M. Fatores de mudança: doze elementos de transformação no sistema escolar. In: NÓVOA, Antônio (Org.)
Profissão Professor. Porto:
Porto Editora, 1995, 93-129.
PEREIRA,
Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a
formação docente. Educ. Soc. [online]. 1999,
vol.20, n.68, pp. 109-125. ISSN
0101-7330.www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a06v2068.pdf
Atividade
- Discussão dos textos
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 5);
2)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção
coletiva) (trabalho coletivo 3)
3)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia
29 (Aula 8) – Unidade II - Sujeitos da
Educação: Professores e Alunos
Atividade
- Apresentação e discussão do filme "Entre os Muros da Escola"
(trabalho
individual 6);
DAYRELL,
João Guilherme. Entre os muros da escola: exílio, multiculturalismo e zonas de
contato. Interdisciplinar. Ano 5, v. 10, jan-jun de 2010, p. 405-416
João
Guilherme Dayrell (UFSC)
http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_11/INTER11_32.pdf
Maio
Dia
06 – Não haverå aulas – Cihela – Congresso Mexico
Dia
13 (Aula 9) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos
Temas:
juventude, violência escolar e
bullying; relação escola-professor-aluno; drogas.
DAYRELL,
Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da
socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp.
1105-1128. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf
GOMES,
Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar
sobre o corpo e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1,
p.167-182, jan./jun; 2003
(http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf)
THIN,
Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola:
confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, Ago
2006, vol.11, no.32, p.211-225. (http://www.scielo.br/)
CARKINI-COLTRIM,
Beatriz. Enfoque contextual das drogas: aspectos biológicos, culturais e
educacionais.In.: AQUINO, Julio Groppa. Drogas
na Escola: alternativas teóricas e práticas.Summus
Editorial Ltda, São Paulo, 1988. p.19-30.
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ThU2EZVX6dAC&oi=fnd&pg=PA19&dq=drogas+e+educa%C3%A7%C3%A3o&ots=uf8MNI2cCd&sig=67CRg9JgCIM1F-p1rbiIvoEv7vE#v=onepage&q=drogas%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o&f=false
Atividade
- Discussão dos textos
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 7);
2)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção
coletiva) (trabalho coletivo 4)
3)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia
20 (Aula 10) - Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
Atividade
– Trabalho em grupo, discussão coletiva,
encaminhamento para o trabalho final.
(trabalho
coletivo 5)
Dia
27 (Aula 11) – Unidade III – Educação e as Novas Tecnologias.
Temas: Função social da escola e sua relação com as
novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas
tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem;
Atividade
- Discussão de texto e aula dialogada
Bibliografia
da Aula.
FISCHER,
Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista
Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.35, pp. 290-299. (www.scielo.br)
MONTEIRO,
ANA MARIA FERREIRA DA COSTA. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. 2001, v. 22, n. 74, pp. 121-142. (www.scielo.br)
BARRETO,
Raquel G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e
pesquisa, vol. 29, nr. 2, p. 271-286, jul. dez. 2003. (http://www.scielo.br/)
KENSKI,
Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os
impactos no trabalho docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp. 58-71.
ISSN 1413-2478.
MOREIRA,
Antonio Flávio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade e tecnologia. Educação
e Sociedade. vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1037-1057, out. 2007. pp.
1037-1057.http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf
Atividade
- Discussão dos textos
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 8);
2)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção
coletiva) (trabalho coletivo 6)
3)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Junho
Dia
03 (Aula 12) - Proposta de Ação Coletiva
Atendimento
individual dos alunos
Dia
10 - (Aula 13) – Seminário dos Alunos
Dia
17 – Não havera aulas – Jogo do Brasil
Dia
24 (Aula 14) – Seminário
dos Alunos
Julho
Dia
01 (Aula 15) – Seminário
dos Alunos e entrega dos trabalhos finais.
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