Março
Dia 03 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos.
Definição da proposta e programação do curso.
Atividade 1 – a) Solicitar aos alunos que
levantem temas e questões que gostariam de estudar no curso.
b) Discussão dos temas e questões indicando como serão incorporadas no
programa do curso
c) Tarefas para a próxima aula - Autobiografia escolar (Trabalho
Individual 1)
d) Elaborar três idéias interessantes do texto O que é Cultura
Escolar – (Trabalho Individual 2)
Dia 10 (Aula 2) - Apresentação do programa do curso
A - Bibliografia Geral do curso:
1) HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo:
Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
2) FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da
Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da
História da Educação Brasileira)
B - Tema da aula: “O que é
cultura escolar?”
Atividade 1 - Apresentação
e debate de um filme: “Adeus Meninos”
Sinopse. Há
momentos da história que a força bruta, a crueldade opressiva, o preconceito e
a insensatez dos homens vingam sobre a humanidade, gerando guerras sangrentas e
de efeitos irreversíveis. Adeus, Meninos (Au Revoir les Enfants), escrito,
produzido e dirigido por Louis Malle, é um filme que com sensibilidade
expressiva, mostra um desses momentos negros da história, a Segunda Guerra
Mundial.
Filme de 1987, Adeus, Meninos é o retrato de uma
França ocupada pelos nazistas, dividida entre os que resistiam à ocupação e os
que a aceitavam passivamente, até colaborando com os invasores, delatando e
denunciando vizinhos, amigos e patriotas.
No meio do preconceito gerado pela insanidade nazista,
esteve a perseguição e o extermínio ao povo judeu. O filme de Louis Malle traz
uma história delineada em fatos reais, vividos pelo diretor aos 12 anos, quando
ele estudava em um colégio carmelita perto de Fontainebleau. Traz a Segunda
Guerra Mundial como pano de fundo, mas o cenário é um colégio católico,
internato de crianças ricas francesas. A amizade de Julien Quentin (Gaspard
Manesse) e Jean Bonnet (Raphael Fejto), o primeiro, um menino cristão de
família rica, o segundo um menino judeu refugiado no colégio para fugir à
perseguição nazista, comove pela sua ingenuidade juvenil, sincera diante de
tempos de preconceito e obscuridade. O perigo é iminente, mas a amizade de
ambos suaviza o fantasma devastador da guerra. Mesmo diante da tragédia que se
instalará a qualquer momento, há tempo para a descoberta da amizade, da
adolescência que assim como os nazistas, está à porta, da intelectualidade da
vida, das diferenças culturais e, principalmente, do grande amor fraterno que une
as pessoas em momentos de penúria e perigo. Mesmo diante de uma temática com um
fim pungente, Louis Malle constrói uma história forte e lírica, com uma
sensibilidade ímpar e delicada, sem em momento algum se prostrar diante do
melodrama, sem recorrer ao sentimentalismo óbvio, fazendo do filme um dos
melhores da década de 1980, e um dos melhores do cinema francês de todos os
tempos.
Para saber mais sobre o filme visitar o site - http://jeocaz.wordpress.com/2009/02/28/adeus-meninos/
Bibliografia básica:
1) VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio
sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número
1, jan. jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
Dia 17 (Aula - 3) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade
brasileira.
Temas:
história da escola pública brasileira (escolar nova, ditadura militar, ensino
profissional, ensino médio); organização do sistema escolar; escola pública e privada;
qualidade da educação; Inclusão e exclusão (Lei 10.639); avaliação.
Bibliografia
Básica
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S.
História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
(Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira). P-11-36; 311-345.
Atividade -
Aula histórica - expositiva
dialogada
1) Ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 3)
Dia 24 (Aula - 4) –Unidade I - O lugar da escola na sociedade
brasileira.Temas Atuais
Temas: Temas:
história da escola pública brasileira (escolar nova, ditadura militar, ensino
profissional, ensino médio); organização do sistema escolar; escola pública e
privada; qualidade da educação; Inclusão e exclusão (Lei 10.639); avaliação.
Bibliografia básica:
1) OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso
de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação.
Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
2) ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das
políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse
democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28,
no.100, p.899-919.
3) SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a
diferença que é do “outro”. In.: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e
educação: doze olhares sobre a educação inclusiva.São Paulo, SP, Summus,
2006, p.15-33.
4) GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial,
inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas.Revista
Brasileira de Política e Administração da Educação. V. 27, n. 1, p.
109-121, jan./abr. Anpae, 2011.
5) BERTAGNA, Regina Helena. Avaliação e progressão
continuada: o que a realidade desvela. Pro-Posições,
Campinas, v. 21, n. 3 (63), p. 193-218, set./dez. 2010 http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n3/v21n3a12.pdf
6) VARANI, Adriana; SILVA, Daina Cristina. A relação
família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais
do ensino fundamental. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v.
91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010
Atividade -
Discussão de texto e aula expositiva dialogada
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 4);
2) Discussão em grupo (socialização das sistematizações
individuais, produção coletiva e apresentação em painel) (trabalho coletivo
1)
Dia 31 – Não haverá aula – Semana Santa
Abril
Dia 07 (Aula – 5) – Unidade I - O lugar da escola na
sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola pública
brasileira (escolar nova, ditadura militar, ensino profissional, ensino médio);
organização do sistema escolar; escola pública e privada; qualidade da
educação; Inclusão e exclusão; avaliação.
Atividade – Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
1) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações
individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 2)
Dia 14 (Aula 6) – Cinco Estações
1)
Visita ao Centro de Memória e Educação
2)
Visita ao Labrimp
3)
Visita a Biblioteca
4)
Documentário 1
5)
Documentário 2
*Atividade registro das impressõess sobre
as visitas (trabalho individual 5);
Dia 21 – Não haverá aula – Feriado Tiradentes
Dia 28 (Aula 7) - Unidade II - Sujeitos da Educação:
Professores – alunos – famílias
Temas: História
da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); Violência escolar e bullying; relação
escola-professor-aluno.
Atividade 1 : Aula histórica – aula expositiva dialogada
Bibliografia Básica:
1) NUNES,
Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira
Educação. no.14 Rio de Janeiro May/Aug. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782000000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Atividade 2 - Idéias interessantes dos textos (trabalho
individual 6)
Maio
Dia 05 (Aula 8) – Unidade II - Sujeitos da Educação:
Professores e Alunos
Temas: História
da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); Violência escolar e bullying; relação
escola-professor-aluno.
Bibliografia da aula:
1)LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira.
Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de
Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2)Galvão, Afonso et al. Violências escolares:
implicações para a gestão e o currículo. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Set 2010,
vol.18, no.68, p.425-442
3)
OLIVEIRA, Elizabeth Rocha de Carvalho; FERREIRA, Ana Patrícia; COSTA, Mírian
Resende. Nos retratos da violencia escolar: bulling,
uma forma escolar da violencia. http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=29&ved=0CGkQFjAIOBQ&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.uniformg.edu.br%3A21011%2Fperiodicos%2Findex.php%2Ftesteconexaociencia%2Farticle%2Fdownload%2F44%2F72&ei=ZA__VL2aEsXAggT4xILgCQ&usg=AFQjCNHQpMmS2mxW87_KjERZ88GX--z1rg&sig2=2g9n9GsO6Emdt8nvB8BQow
4) PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as
novas políticas educacionais para a formação docente. Educ. Soc. [online].
1999, vol.20, n.68, pp. 109-125 .www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a06v2068.pdf
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 7);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações
individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 3)
Dia 12 (Aula 9) - Unidade II – Unidade II - Sujeitos
da Educação: Professores e Alunos
Atividade - Apresentação e discussão do filme "Entre
os Muros da Escola"
(trabalho individual 6);
1)DAYRELL, João Guilherme. Entre os muros da escola:
exílio, multiculturalismo e zonas de contato. Interdisciplinar. Ano
5, v. 10, jan-jun de 2010, p. 405-416
João Guilherme Dayrell (UFSC)
http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_11/INTER11_32.pdf
Atividade 2
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 8);
Dia 19 (Aula 10) – Sujeitos da Educação: Professores e Alunos
Temas: juventude, violência escolar e bullying; relação
escola-professor-aluno; drogas.
1)DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as
juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação &
Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128. link para o texto:
http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf
2)GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e
formação de professores/as: um olhar sobre o corpo e o cabelo crespo. Educação
e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p.167-182, jan./jun; 2003
(http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf)
3)THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre
famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista
Brasileira Educação, Ago 2006, vol.11, no.32, p.211-225. (http://www.scielo.br/)
4) GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SPOSITO,
Marília Pontes. Iniciativas públicas de redução da violencia escolar no Brasil.
Cadernos
de Pesquisa. no.115. São
Paulo Mar. 2002. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000100004
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 9);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações
individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 4)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra
aberta e debate.
Dia 26 (Aula 11) – Elaboração de Proposta de Ação
Coletiva
Atividade – Trabalho em grupo, discussão coletiva, encaminhamento
para o trabalho final.
(trabalho coletivo 5)
Junho
Dia 02 (Aula 12) – Unidade III – Educação Métodos e as
Novas Tecnologias.
Temas: Função
social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel
do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e
processos de aprendizagem;
Atividade - Aula expositiva dialogada
Dia 09- (Aula 13) – Unidade III – Educação Métodos e as
Novas Tecnologias.
Temas: Função
social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel
do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e
processos de aprendizagem;
Atividade - Aula expositiva dialogada
Bibliografia da Aula.
1) FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de
imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12,
n.35, pp. 290-299. (www.scielo.br)
2) MONTEIRO, ANA MARIA FERREIRA DA COSTA. Professores:
entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. 2001, v. 22, n. 74,
pp. 121-142. (www.scielo.br)
3) BARRETO, Raquel G. Tecnologias na formação de
professores: o discurso do MEC. Educação e pesquisa, vol. 29, nr. 2, p.
271-286, jul. dez. 2003. (http://www.scielo.br/)
4) KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o
redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Rev.
Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp. 58-71. ISSN 1413-2478.
5) MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; KRAMER, Sonia.
Contemporaneidade e tecnologia. Educação e Sociedade. vol. 28, n. 100 -
Especial, p. 1037-1057, out. 2007. pp. 1037-1057.http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 10);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações
individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 6)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra
aberta e debate.
Dia 16 (Aula 14) – Seminário dos Alunos
Dia 23 (Aula 15) – Seminário dos Alunos e encerramento
das aulas
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