Março
Dia
03 (Aula - 1) –
Apresentação
dos alunos. Definição da proposta e programação do curso.
Atividade
1 – a)
Solicitar aos alunos que levantem temas e questões que gostariam de
estudar no curso.
b)
Discussão dos temas e questões indicando como serão incorporadas
no programa do curso
c)
Tarefas para a próxima aula - Autobiografia escolar (Trabalho
Individual 1)
d)
Elaborar três idéias interessantes do texto O que é Cultura
Escolar – (Trabalho Individual 2)
Dia
10 (Aula 2) - Apresentação
do programa do curso
A
- Bibliografia Geral do curso:
1)
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São
Paulo: Thomson, 2003
(http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
2)
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social
da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
(Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
Infolink
Linha do
tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml
B
- Tema da aula: “O
que é cultura escolar?”
Atividade
1 - Apresentação
e debate de um filme: “Adeus
Meninos”
Sinopse.
Há
momentos da história que a força bruta, a crueldade opressiva, o
preconceito e a insensatez dos homens vingam sobre a humanidade,
gerando guerras sangrentas e de efeitos irreversíveis. Adeus,
Meninos (Au Revoir les Enfants), escrito, produzido e dirigido por
Louis Malle, é um filme que com sensibilidade expressiva, mostra um
desses momentos negros da história, a Segunda Guerra Mundial.
Filme
de 1987, Adeus, Meninos é o retrato de uma França ocupada pelos
nazistas, dividida entre os que resistiam à ocupação e os que a
aceitavam passivamente, até colaborando com os invasores, delatando
e denunciando vizinhos, amigos e patriotas.
No
meio do preconceito gerado pela insanidade nazista, esteve a
perseguição e o extermínio ao povo judeu. O filme de Louis Malle
traz uma história delineada em fatos reais, vividos pelo diretor aos
12 anos, quando ele estudava em um colégio carmelita perto de
Fontainebleau. Traz a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, mas
o cenário é um colégio católico, internato de crianças ricas
francesas. A amizade de Julien Quentin (Gaspard Manesse) e Jean
Bonnet (Raphael Fejto), o primeiro, um menino cristão de família
rica, o segundo um menino judeu refugiado no colégio para fugir à
perseguição nazista, comove pela sua ingenuidade juvenil, sincera
diante de tempos de preconceito e obscuridade. O perigo é iminente,
mas a amizade de ambos suaviza o fantasma devastador da guerra. Mesmo
diante da tragédia que se instalará a qualquer momento, há tempo
para a descoberta da amizade, da adolescência que assim como os
nazistas, está à porta, da intelectualidade da vida, das diferenças
culturais e, principalmente, do grande amor fraterno que une as
pessoas em momentos de penúria e perigo. Mesmo diante de uma
temática com um fim pungente, Louis Malle constrói uma história
forte e lírica, com uma sensibilidade ímpar e delicada, sem em
momento algum se prostrar diante do melodrama, sem recorrer ao
sentimentalismo óbvio, fazendo do filme um dos melhores da década
de 1980, e um dos melhores do cinema francês de todos os tempos.
Para
saber mais sobre o filme visitar o site -
http://jeocaz.wordpress.com/2009/02/28/adeus-meninos/
Bibliografia
básica:
1)
VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e
prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1,
jan. jun., 2009
(http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
Dia
17 (Aula - 3) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade
brasileira.
Temas:
história da escola pública brasileira (escolar nova, ditadura
militar, ensino profissional, ensino médio); organização do
sistema escolar; escola pública e privada; qualidade da educação;
Inclusão e exclusão (Lei 10.639); avaliação.
Bibliografia
Básica
FREITAS,
Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da
Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
(Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira). P-11-36;
311-345.
Atividade -
Aula
histórica
- expositiva dialogada
1) Ideias
interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 3)
Dia
24 (Aula - 4) –Unidade I - O lugar da escola na sociedade
brasileira.Temas Atuais
Temas:
Temas:
história da escola pública brasileira (escolar nova, ditadura
militar, ensino profissional, ensino médio); organização do
sistema escolar; escola pública e privada; qualidade da educação;
Inclusão e exclusão (Lei 10.639); avaliação.
Bibliografia
básica:
1)
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do
ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação.
Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23.
(http://www.scielo.br/)
2)
ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas
públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse
democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out
2007, vol.28, no.100, p.899-919.
3)
SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é
do “outro”. In.: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e
educação: doze olhares sobre a educação inclusiva.São Paulo,
SP, Summus, 2006, p.15-33.
4)
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade
na educação brasileira: desafios, políticas e práticas.Revista
Brasileira de Política e Administração da Educação. V.
27, n. 1, p. 109-121, jan./abr. Anpae, 2011.
5)
BERTAGNA, Regina Helena. Avaliação e progressão continuada: o que
a realidade desvela. Pro-Posições,
Campinas, v. 21, n. 3 (63), p. 193-218, set./dez. 2010
http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n3/v21n3a12.pdf
6)
VARANI, Adriana; SILVA, Daina Cristina. A relação família-escola:
implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do
ensino fundamental. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos,
Brasília, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010
Atividade -
Discussão de texto e aula expositiva dialogada
1)Idéias
interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 4);
2)Discussão
em grupo (socialização das sistematizações individuais, produção
coletiva e apresentação em painel) (trabalho
coletivo 1)
Dia
31 – Não haverá aula – Semana Santa
Abril
Dia
07 - Não houve aulas
Dia
14 - (Aula – 5) – Unidade
I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas
Atuais - história
da escola pública brasileira (escolar nova, ditadura militar, ensino
profissional, ensino médio); organização do sistema escolar;
escola pública e privada; qualidade da educação; Inclusão e
exclusão; avaliação.
Dia
21 – Não haverá aula – Feriado Tiradentes
Dia
28 (Aula 6) – Atividade – Elaboração de Proposta de Ação
Coletiva
1)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e
produção coletiva) (trabalho coletivo 2)
Maio
Dia
05 – (Aula 7) Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores –
alunos – famílias
Temas: História
da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do
professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar e
bullying; relação escola-professor-aluno.
Atividade
1 : Aula
histórica – aula expositiva dialogada
Bibliografia
Básica:
1)
NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário:
momentos decisivos. Revista Brasileira Educação. no.14 Rio
de Janeiro May/Aug. 2000.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782000000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Atividade
2 -
Idéias interessantes dos textos (trabalho
individual 5)
Dia
12 (Aula 8) – Unidade
II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos
Temas: História
da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do
professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar e
bullying; relação escola-professor-aluno.
Bibliografia
da aula:
1)LAPO,
Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto
com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa,
mar. 2003, no.118, p.65-88. link para o
texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2)Galvão,
Afonso et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o
currículo. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Set 2010, vol.18, no.68,
p.425-442
3)
OLIVEIRA, Elizabeth Rocha de Carvalho; FERREIRA, Ana Patrícia;
COSTA, Mírian Resende. Nos retratos da violencia escolar: bulling,
uma
forma escolar da violencia.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=29&ved=0CGkQFjAIOBQ&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.uniformg.edu.br%3A21011%2Fperiodicos%2Findex.php%2Ftesteconexaociencia%2Farticle%2Fdownload%2F44%2F72&ei=ZA__VL2aEsXAggT4xILgCQ&usg=AFQjCNHQpMmS2mxW87_KjERZ88GX--z1rg&sig2=2g9n9GsO6Emdt8nvB8BQow
4)
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas
educacionais para a formação docente. Educ. Soc. [online].
1999, vol.20, n.68, pp. 109-125
.www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a06v2068.pdf
Atividade
- Discussão dos textos
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual
6);
2)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e
produção coletiva) (trabalho coletivo 3)
Dia
19 (Aula 9) - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos
Temas:
juventude,
violência escolar e bullying; relação escola-professor-aluno;
drogas.
1)DAYRELL,
Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno
da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28,
n.100, pp. 1105-1128. link para o texto:
http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf
2)GOMES,
Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de
professores/as: um olhar sobre o corpo e o cabelo crespo. Educação
e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p.167-182, jan./jun; 2003
(http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf)
3)THIN,
Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e
escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista
Brasileira Educação, Ago 2006, vol.11, no.32, p.211-225.
(http://www.scielo.br/)
4)
GONÇALVES,
Luiz Alberto Oliveira; SPOSITO, Marília Pontes. Iniciativas públicas
de redução da violencia escolar no Brasil. Cadernos
de Pesquisa. no.115.
São Paulo Mar. 2002.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000100004
Atividade
- Discussão dos textos
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 7);
2)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e
produção coletiva) (trabalho coletivo 4)
3)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia
26 (Aula 10) - Unidade II – Unidade II - Sujeitos da Educação:
Professores e Alunos
Atividade
- Apresentação
e discussão do filme "Entre
os Muros da Escola"
(trabalho
individual 8);
1)DAYRELL,
João Guilherme. Entre os muros da escola: exílio, multiculturalismo
e zonas de contato. Interdisciplinar. Ano 5, v. 10,
jan-jun de 2010, p. 405-416
João
Guilherme Dayrell (UFSC)
http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_11/INTER11_32.pdf
Atividade
2
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual
9);
Atividade 3
1) Discussão do filme
Atividade 4
1) Finalizalição do
trabalho em grupo dos textos da Aula 9
Junho
Dia
02 (Aula 11) – Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
Atividade
1-
Discussão dos textos sobre os sujeitos da educação alunos
Atividade
2
– Trabalho
em grupo, discussão coletiva, encaminhamento para o trabalho final.
(trabalho
coletivo 5)
Dia
09- (Aula 12)
– Unidade
III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas: Função
social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias;
Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e
televisão; Metodologia e processos de aprendizagem;
Atividade
- Aula expositiva dialogada
Dia
16 (Aula 13) – Unidade
III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas: Função
social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias;
Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e
televisão; Metodologia e processos de aprendizagem;
Atividade
- Aula expositiva dialogada
Bibliografia
da Aula.
1)
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas
pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.35,
pp. 290-299. (www.scielo.br)
2)
MONTEIRO, ANA MARIA FERREIRA DA COSTA. Professores: entre saberes e
práticas. Educação
e Sociedade.
2001, v. 22, n. 74, pp. 121-142. (www.scielo.br)
3)
BARRETO, Raquel G. Tecnologias na formação de professores: o
discurso do MEC. Educação e pesquisa, vol. 29, nr. 2, p. 271-286,
jul. dez. 2003. (http://www.scielo.br/)
4)
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do
espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Rev. Bras.
Educ. [online]. 1998, n.08, pp. 58-71. ISSN 1413-2478.
5)
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade e
tecnologia. Educação e Sociedade. vol. 28, n. 100 - Especial, p.
1037-1057, out. 2007. pp.
1037-1057.http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf
Atividade
- Discussão dos textos
1)
Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individual 10);
2)
Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e
produção coletiva) (trabalho coletivo 6)
3)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia
23 (Aula 14) – Seminário
dos Alunos
Dia
30 ( Aula 15) - Seminário dos Alunos e encerramento das aulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário