Março
Dia 14 (Aula - 1) –Apresentação da Proposta do curso
Atividade
1) Apresentação dos alunos(as) e da professora.
2) Levantamento de
temas e questões que gostariam de estudar no curso
Tarefa -Ler o texto de VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e
prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1,jan.Jun., 2009
(http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm). Elaborar três ideias
interessantes do texto (Trabalho Individual 1)
Dia 21 (Aula - 2) – O que é cultura escolar?
Atividade
1)
Apresentação da proposta e do calendário do curso – ajustes de
interesses e demandas de estudos.
Bibliografia Geral
do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson,
2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da
Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da
História da Educação Brasileira)
2) O que é cultura escolar?
a) Montar grupos de 4 pessoas, para que
os alunos possam discutir e sistematizar as ideias interessantes do texto:
VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática
escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan. jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
b) Apresentação, debate e sistematização
coletiva das principais ideias do texto colocadas pelos alunos(as) e pela
professora.
Dia 28 (Aula 3) -Unidade I - O lugar
da escola na sociedade brasileira
Temas: história da escola
pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas
educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem
partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante; Ciclo e
progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; ações afirmativas;
Inclusão e exclusão (Lei 10.639); qualidade da educação.
Bibliografia Básica
FARIA FILHO, Luciano Mendes de;
VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços escolares no processo de
institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de
Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03
https://www.youtube.com/watch?v=VoTX8_pPrQE
– linha do tempo
https://www.youtube.com/watch?v=eTYWvbW8XPw
– Documentário – Dos jesuítas aos dias atuais.
Atividade - Aula histórica
- expositiva dialogada
1)
Ideias interessantes retiradas do texto (trabalho individual 2)
Abril
Dia 04 (Aula - 4) – Unidade I - O
lugar da escola na sociedade brasileira: temas atuais - história da escola
pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas
educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem
partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante; Ciclo e
progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; ações afirmativas;
Inclusão e exclusão (Lei 10.639); qualidade da educação.
Atividade - Aula histórica
- expositiva dialogada
Dia 11 – Semana Santa – não haverá
Aula
Dia 18 (Aula - 5) – Unidade I - O
lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola
pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas
educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem
partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante; Ciclo e
progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; ações afirmativas;
Inclusão e exclusão (Lei 10.639); qualidade da educação.
Atividade
Discussão sobre temas atuais: Ciclo e progressão continuada; escola
pública e privada; avaliação; ações afirmativas; Inclusão e exclusão (Lei
10.639); qualidade da educação. Ensino profissionalizante.
Bibliografia básica:
1) OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO,
Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à
educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p.
5-23. (http://www.scielo.br/)
2) ARELARO, Lisete R.G. Formulação e
implementação das políticas públicas em educação e as parcerias
público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade,
out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf
3) MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação
afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em
defesa de cotas. Sociedade e Cultura,
v. 4, n. 2, jul./dez. 2001, p. 31-43
4) BARRETO, Elba de Sá; SOUZA, Sandra
Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30,
n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004
5)MENDES, Enicéia Gonçalves. A
radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/v11n33/a02v1133.pdf
Atividade - Discussão dos
textos
1)Escolher um dos textos
relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias
interessantes do texto (trabalho individual 3);
3)Em grupo socializar das
sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias
interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 1)
4)Apresentação e aprofundamentos das
discussões dos textos em plenária.
Dia 25 - (Aula – 6) – Unidade I - O
lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola
pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas
educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem
partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante; Ciclo e
progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; ações afirmativas;
Inclusão e exclusão (Lei 10.639); qualidade da educação.
Atividade
1)Discussão sobre temas atuais: Democratização da educação; Escola
sem partido; Reforma do Ensino Médio; questões de gênero.
2) Apresentação da entrevista - https://www.youtube.com/watch?v=J2v7PA1RNqk
– Debate – escola sem partido
Bibliografia
1)http://www4.fe.usp.br/escola-sem-partido
- Vídeo FEUSP - Escola sem Partido
2)Projeto de lei – Escola sem partido http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf
3)DOMINGUES,
José Juiz; TOSCHI, Nirza Seabra; OLIVEIRA, João Ferreira. A reforma do Ensino
Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública
4) Entenda o que diz a proposta de Reforma do
Ensino Médio http://www.ebc.com.br/educacao/2016/10/entenda-reforma-do-ensino-medio
5)Entrevista
com Daniel Cara. Reforma do Ensino Médio é um retorno piorado à década de 90
https://www.cartacapital.com.br/educacao/reforma-do-ensino-medio-e-um-retorno-piorado-a-decada-de-1990
6) Entenda
a polêmica sobre a discussão de gênero nos planos de educação
http://www.ebc.com.br/educacao/2015/07/entenda-por-que-e-importante-discutir-igualdade-de-genero-nas-escolas
Atividade - Discussão dos
textos
1)Escolher um dos textos
relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias
interessantes do texto (trabalho individual 4);
3)Em grupo socializar das
sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias
interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 2)
4)Apresentação e aprofundamentos das
discussões dos textos em plenária.
Maio
Dia 02 (Aula 7) - Unidade I - O lugar
da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola
pública brasileira (escolar nova, escola integral, ditadura militar; reformas
educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática x escola sem
partido; educação; organização do sistema escolar; Ciclo e progressão
continuada; escola pública e privada; avaliação; ações afirmativas; Inclusão e exclusão
(Lei 10.639); qualidade da educação.
Atividade – Elaboração de Proposta de
Ação Coletiva
É um exercício que será realizado em
sala de aula, em grupo, onde os alunos deverão elaborar uma proposta de “ação”
para resolver algum problema da educação brasileira, que ficou evidente e
chamou a atenção do coletivo. Ou seja, vamos pensar uma alternativa para
solucionar questões que estão acontecendo por causa da política educacional
existente; pela forma como as relações cotidianas acontecem na escola, na sala
de aula, na comunidade, etc.
1) Roteiro elaboração da Proposta
de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição
do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a
proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta
é direcionada)
5. Estratégias/etapas para
concretizar os objetivos e resolver o problema definido.
2)
Exemplo de uma Proposta de Ação Coletiva
Tema - Currículo significativo para escola
Introdução
Existe uma grande dificuldade dos
alunos na percepção da aplicabilidade do currículo ensinado nas escolas.
Nesse sentido, cada escola deveria proporcionar e garantir a aquisição de
conhecimentos mais próximos ao cotidiano de cada aluno.
Objetivo
·
Trazer para o cotidiano escolar a
realidade dos alunos
Estratégias
·
Criação de oficinas temáticas que
relacionariam as disciplinas do currículo com conhecimentos cotidianos da
comunidade escolar.
·
Estas oficinas estariam
relacionadas com um projeto maior, desenvolvido em conjunto pelo corpo
docente e com participação dos alunos.
·
As oficinas seriam frequentadas por
alunos de diferentes anos.
Público-alvo
É possível adaptar essa proposta
para qualquer ciclo, porém aqui optamos traçar estratégias para o Ensino
Médio.
|
3) Elaboração da Proposta de Ação
Coletiva (Trabalho Coletivo 3)
4) Apresentação e discussão das
Propostas de Ação Coletiva. (Momento de tirar as dúvidas para poder elaborar a
PAI.
Tarefa – Elaboração da Proposta de
Ação Individual - (Trabalho individual 5)
É um exercício a ser realizado em
casa, sozinho, onde deverá elaborar uma proposta de “ação” individual, para
resolver algum problema da educação brasileira, que ficou evidente e chamou a
atenção, que pode inclusive ter saído nas discussões do grupo quando estavam
elaborando a Proposta de Ação Coletiva. Ou seja, vamos pensar uma alternativa
para solucionar questões que estão acontecendo por causa da política
educacional existente; pela forma como as relações cotidianas acontecem na
escola, na História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel
do professor (relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno;
educação indígenas, educação de jovens e adultos e educação infantil.
Dia 09 (Aula 8) - Unidade II -
Sujeitos da Educação: Professores – Alunos – Famílias
Temas -
Atividade - Apresentação e
discussão do filme "Entre os Muros da Escola"
Sinopse
O filme “Entre os muros da escola”
retrata o ambiente escolar na sua totalidade, uma escola francesa, onde em uma
sala de aula com alunos entre 13 e 15 anos, adolescentes com suas questões,
esse grupo é composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e
franceses.
O professor François Marin, interpretado
por François Bégauden, que é também autor do livro de mesmo nome do filme, tem
como meta fazer com que os alunos, além de aprenderem o idioma pátrio francês,
assumam uma postura de turma homogênea, tarefa quase impossível dado a
diferenças dos alunos no que diz respeito à multiplicidade comportamental da
classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo racial.
Ele chama a atenção dos alunos para
participação do processo ensino/ aprendizagem, mostrar que eles estão realmente
aprendendo. Nos conselhos escolares, busca valorizar o que cada aluno tem de
bom, procurando entender também o que leva ou levou o aluno ao ato de
indisciplina (caso do Soyleumane).
Destacam-se as atuações da personagem
Khoumba, afro descendente, que é uma aluna chamada de desobediente e sem
disciplina, por se recusar a atender uma ordem do professor. Esmeralda,
mestiça, contesta o professor, sendo que faz parte do Conselho de Classe, e, sobretudo
há a atuação do aluno Soyleumane, um garoto problemático que vive em conflito
com os professores e com os seus colegas.
No Conselho de Classe os professores
discutem sobre o desempenho dos alunos, avaliando os mesmos, e fazem um
planejamento. O conselho conta com participação de duas integrantes da turma,
supostamente para ajudar, mas não é isso que acontece, pois elas do muitas
risadas, tirando a atenção dos professores.
O filme francês se destaca para nós
brasileiros com um problema bem pessoal de países que recebem imigrantes seja
pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou contra pessoas vindas de
ex-colônias, um caso isolado é o do estudante e de origem chinesa que tem certa
aceitação por parte da escola pelo esforço de aprender a língua francesa e o
drama da deportação da família por estarem ilegais no país e os professores
temem pela perda do aluno, tentando ajudá-lo.
O filme tem muitos pontos de contato
com a realidade brasileira, cito: O conflito entre professores e alunos, a
agressividade dos educandos, a falta de interesse dos mesmos em relação aos
estudos e a não obediência ao educador; com o conflito do professor que para
impor sua autoridade leva um aluno (Soyleumane) ao Conselho de Disciplina,
mesmo sabedor de que este ato será irreversível e provocará a expulsão dele e
sua entrada na marginalidade social.
Essa realidade nos leva a repensar
sobre o papel da influência do professor no presente e futuro dos alunos, e que
devemos sempre nos manter em equilíbrio e servirmos de bom exemplo e de guia
para nossos alunos, mesmo que não sejamos recompensados por isso.
Atila Raphael
Arindo Siston Junio
Atividade
1)DAYRELL, João Guilherme. Entre os
muros da escola: exílio, multiculturalismo e zonas de contato.Interdisciplinar.Ano
5, v. 10, jan-jun de 2010, p. 405-416
1) Levantar as ideias interessantes
retiradas dos textos (trabalho individual 6)
2) Apresentação e discussão do filme.
Dia 16 - (Aula 09) – Unidade II -
Sujeitos da Educação: Professores, Alunos e Famílias
Temas: História da
formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; educação
indígenas, educação de jovens e adultos e educação infantil.
Atividade : Aula histórica –
aula expositiva dialogada
Bibliografia Básica:
1) NUNES, Clarice. Formação docente no Brasil: entre avanços legais e
recuos pragmáticos. Revista Teias. V. 1, n.1. janeiro/junho
de 2000
http://periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/14/16
a)Levantar as ideias interessantes
retiradas dos textos (trabalho individua7 )
Dia 23 - (Aula 10 ) – Unidade II - Sujeitos da Educação: professores,
alunos e família
Temas Atuais: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel
do professor (relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno;
educação indígenas, educação de jovens e adultos e educação infantil.
Bibliografia da aula:
1) LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores,
desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar.
2003, no.118, p.65-88. Link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2) MALANCHEN,Julia; VIEIRA, Suzane da Rocha. A política brasileira de
formação de professores: repercussões sobre o trabalho docente. VI
Seminário da Redestrado Regulação Educacional e Trabalho Docente, 06 e 07 de
novembro de 2006. UERJ – Rio de Janeiro.
3) SOARES, Leônico. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação
e Revista. No. 47. Belo Horizonte. June, 2008.
4)
KISHIMOTO, Tizulo. Política de formação profissional para a educação infantil:
Pedagogia e Normal Superior. Educação
& Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99.
http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a04v2068.pdf
5)
SECCHI, Darci. A formação de professores indígenas para a diversidade. Educ.
Públ. Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 331-346, maio/ago. 2012. http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/viewFile/411/377http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/viewFile/411/377
6)
GOMES, Ana Elizabeth Gondim; REZENDE,
Luciana Krauss. Reflexões sobre bullyng na realidade brasileira
utilizando a técnica de análise de conteúdo: revisão bibliográfica. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do
Desenvolvimento, São
Paulo, v.11, n.1, p. 112-119, 2011.
Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos
relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias
interessantes do texto (trabalho individual 8);
3)Em grupo socializar das
sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias
interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 4)
4)Apresentação e aprofundamentos das
discussões dos textos em plenária.
Dia 30 - (Aula 11) - Unidade II – Unidade II - Sujeitos da Educação:
Professores e Alunos
Temas - História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel
do professor (relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno;
educação indígenas, educação de jovens e adultos e educação infantil.
Atividade - Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
1)Apresentar e discutir o documentário: Quando a comunidade
vai à escola, e a escola vai à comunidade -Enviado em 17 de out de 2011
Experiência da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, de Belo
Horizonte (MG), a partir da integração escola-comunidade. https://www.youtube.com/watch?v=-XFGLzT7R1Y
2) Roteiro elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição
do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a
proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta
é direcionada)
5. Estratégias/etapas para
concretizar os objetivos e resolver o problema definido.
3)Apresentação e discussão das
Propostas de Ação Coletiva. (Trabalho coletivo 5)
Tarefa – Elaboração da
Proposta de Ação Individual - (Trabalho individual 09)
Junho
Dia 06 - (Aula 12) – Atendimento
individual dos alunos para o fechamento dos trabalhos finais.
Dia 13 (Aula 13) - Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias;
Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a distância;
Metodologia e processos de aprendizagem.
Atividade
1)Apresentar e discutir o documentário: Entretenimento e as Novas
Tecnologias de Comunicação – V CECC –
Vídeo exibido antes do quarto encontro do CECC (Consórcio de
Entretenimento e Cultura Contemporânea) com a diretora executiva da Ydreams
Karina Israel. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição
2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite ou envie uma carta para
Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105,
USA. O Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC) tem como
objetivo promover a reflexão sobre o entretenimento, suas relações com
diferentes áreas arte, educação, política, religião, filosofia, indústrias
criativas e publicidade - e ainda mostrar como o entretenimento hoje pode ser
considerado uma linguagem. Os debates acontecem mensalmente (nas últimas
segundas-feiras de cada mês) e são abertos ao público, sempre com entrada franca.
Concepção e Coordenação: Vinicius Andrade Pereira (PPGC-UERJ e ESPM-RJ) -https://www.youtube.com/watch?v=96DN77IFRrA
2)Apresentar e discutir a palestra intitulada: Experimento de Sugata Mitra
na educação infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4
de abr de 2013
O cientista educacional Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas da
educação -- os melhores professores e escolas não existem onde eles são mais
precisos. Em uma série de experimentos na vida real, de Nova Deli à África do
Sul e Itália, ele deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu
resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis
3)
Aula expositiva e dialogada.
3)Bibliografia Base
VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES,
Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cinthia Greive. 500
anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. p.497-515. http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/2SF/Lia/Escola%20nova%20e%20processo%20educativo.pdf
Dia 20 (Aula 14)– Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias;
Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão;
Metodologia e processos de aprendizagem.
Bibliografia da Aula.
1)ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação e
tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história.Educação,
Formação; Tecnologias; 2008, vol.1(1), pp. 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt
2)ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a Distância na internet:
abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação
e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003 http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2
3)BELLONI, Maria Luzia. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. ENSAIO Educação
& Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002, p.117-141. http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n78/a08v2378.pdf
4)Edson Jacinski; Carlos Alberto Faraco. Tecnologias na Educação: uma
solução ou um problema pedagógico? Revista Brasileira de Informática na
Educação. V.10 N. 2 – 2002. http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf
Atividade - Discussão dos textos
1) Escolher um dos textos e levantar 3 Ideias interessantes. (trabalho
individual 10);
2) Trabalho em grupo (socializar as sistematizações individuais e
elaborar coletivamente uma síntese das ideias interessantes. (trabalho
coletivo 6)
3) Apresentação dos resultados dos grupos.
Dia 27 (Aula 15) –Seminário e
entrega do trabalho final
Atividade
1) Seminário dos Alunos
2 ) Entrega dos trabalhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário