Junho – Terças feiras
Dia 06 - (Aula 12) – Não teve aulas – licença médica.
Dia 13
(Aula 13) - .
A Proposta de fechamento do curso teve que ser reformulada, por
problemas de saúde, estou de licença médica e contarei com o apoio da Profa.
Maria Eduardo Ferro da Universidade Estadual de Dourados e aluna de doutorado
do Programa de Pós-doutorado da USP. Vocês poderão contar com ela para tirar
todas as dúvidas, caso ela não tenha as respostas de imediato, estaremos em
contato continuo e tudo será solucionado.
Informações importantes:
1) As notas dos
trabalhos individuais e coletivos serão redistribuídas, uma vez que não teremos
condições de realizar todos como estava planejado anteriormente;
2)
O trabalho final muda de formato:
a.
A Proposta de Ação Individual continua sendo o
trabalho final, mas contemplando apenas os itens que exercitamos na sala de
aula:
· Tema (assunto) – Conciso e que explicite a
temática que será abordada;
· Introdução
(justificativa para o problema que será enfocado na temática). Aqui vai se
constituir na maior exigência. Gostaria que ficassem atento a explicitar o
problema e fazer uma fundamentação do mesmo com a bibliografia do curso e se
for uma temática específica dos campos de conhecimentos, tais como: física,
química, matemática, história, etc; que busquem bibliografias nos cursos que já
fizeram.
· O objetivo ( deve
ser claro, começar com verbo). É importante não fazer confusões, aqui é o que
vão propor para resolver o problema definido no item anterior. Não esqueçam no
objetivo não deve constar estratégias.
· Público Alvo –
(deve ser coerente com o objetivo e com o problema). Explicitar todos que vão
estar envolvidos.
· Estratégias –
(etapas, passos para atingir o objetivo e resolver o problema). Lembrem-se eles
devem ser encadeados com coerência.
b.
Infelizmente a mudança no formato do trabalho
faz-se necessária, pois com meus problemas de saúde não terei condições de
fazer as devolutivas e apoiá-los na elaboração como havia planejado.
d.
Espero poder estar com vocês no último dia de aula,
para que possam apresentar o que fizeram e entregar o trabalho.
1) Atividades da aula
de hoje: Estamos na Unidade II - Sujeitos da Educação: professores, alunos e
família
Temas
Atuais: História da formação dos professores; Valorização do magistério;
Papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno;
educação indígena, educação de jovens e adultos e educação infantil.
2) A Bibliografia
desta aula aparece listada abaixo. A atividade consiste em:
·
Os alunos trouxeram as ideais interessantes dos
textos escolhidos em casa, os mesmos foram em grupo discutidos e sistematizados
por meio de cartazes.
·
Hoje, reorganizar os grupos por textos lidos, dar
10 minutos para que possam se atualizar do que havia sido discutido.
·
Os cartazes produzidos devem ser pregados no
quadro.
·
Os grupos deverão apresentar os textos.
LAPO, Flavinês
Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e
abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. Link
para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
(1 grupo)
MALANCHEN, Julia; VIEIRA, Suzane
da Rocha. A política brasileira de formação de professores: repercussões
sobre o trabalho docente. VI Seminário da Redestrado Regulação Educacional
e Trabalho Docente, 06 e 07 de novembro de 2006. UERJ – Rio de Janeiro.
SOARES, Leônico. O educador de jovens e
adultos e sua formação. Educação e Revista. No. 47. Belo Horizonte. June, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko. Política de formação
profissional para a educação infantil: Pedagogia e Normal
Superior. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99.
http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a04v2068.pdf
SECCHI, Darci. A formação de professores
indígenas para a diversidade. Educ. Públ. Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 331-346,
maio/ago. (1 grupo)
GOMES, Ana
Elizabeth Gondim; REZENDE, Luciana Krauss. Reflexões sobre bullyng na realidade
brasileira utilizando a técnica de análise de conteúdo: revisão bibliográfica.Cadernos
de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.11, n.1,
p. 112-119, 2011. (3grupos)
Atividade
realizadas
2) As três ideias interessantes do texto constitui-se no (trabalho
individual 8);
3) A sistematização coletiva dos
textos lidos e apresentados por meios de cartazes constitui-se no (trabalho
coletivo 4)
Dia 20 (Aula 14) – Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias;
Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a distância;
Metodologia e processos de aprendizagem.
Atividade
1)Apresentar e discutir o vídeo: A história da tecnologia na educação. Publicado em 5 de
mar de 2015. Adaptação para o Português do vídeo A history of technology in
education.
2) Apresentar e discutir o vídeo: Infográfico | Tecnologia na
Educação - Novas formas de aprender e ensinar. Publicado em 8 de
jul de 2015. Estamos rodeados por tecnologia. Smartphones, tablets, internet,
entre outros são ferramentas que já estamos acostumados à utilizar. O que pouco
paramos pra pensar é como todos esses elementos podem ajudar no processo de
ensino, que é importante para todos. A tecnologia pode gerar uma revolução na
educação, mas e você, está pronto para as novas formas de aprender e
ensinar? https://www.youtube.com/watch?v=LkLqUTfpXls
3) Apresentar e discutir a palestra intitulada: Experimento de Sugata
Mitra na educação infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4
de abr de 2013
O cientista educacional Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas da
educação -- os melhores professores e escolas não existem onde eles são mais
precisos. Em uma série de experimentos na vida real, de Nova Deli à África do
Sul e Itália, ele deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu
resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis
Tarefa – Assistir e
levantar 3 questões que apontem a viabilidade o não da proposta de Sugata Mitra
apresentada no documentário: : Sugata Mitra: Build a School in the
Cloud. No palco no TED2013, Sugata Mitra faz o seu audaz desejo do
TED: me ajude a projetar a Escola na Nuvem, um laboratório de aprendizado na
Índia, onde as crianças podem explorar e aprender umas das outras - usando
recursos e tutoria na nuvem. Ouça sua visão inspiradora para ambientes de
aprendizagem auto-organizados e saiba mais sobre ted.com/prize.
Esta tarefa valerá como reposição da aula do dia 06 de junho.
Dia 27 (Aula 15) – Apresentação e entrega do trabalho final
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