EDF 287 – Introdução aos Estudos da Educação: enfoque histórico
Profa.
Maurilane Biccas
Fevereiro
Dia 20 (Aula 1) - Apresentação
da Proposta do curso
Atividade
1) Apresentação
dos alunos(as) e da professora.
2) Levantamento
de temas e questões que gostariam de estudar no curso
Tarefa - Ler
o texto de VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura
e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.Jun.,
2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
Elaborar três ideias interessantes do texto (Trabalho Individual
1)
Dia 27 (Aula 2) - O
que é cultura escolar?
Atividade
1) Apresentação da
proposta e do calendário do curso – ajustes de interesses e demandas de
estudos.
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF,
M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS,
Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira
(1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da
Educação Brasileira)
2) O
que é cultura escolar?
a) Montar
grupos de 4 pessoas, para que os alunos possam discutir e sistematizar as
ideias interessantes do texto: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula:
ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9,
número 1, jan. jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
b) Apresentação,
debate e sistematização coletiva das principais ideias do texto colocadas pelos
alunos(as) e pela professora.
Março
Dia 06 – Não haverá aulas
(Carnaval)
Dia
13 (Aula - 3) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira
Temas:
história da escola pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura
militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática;
educação domiciliar, homescholling; escola sem partido; organização do sistema
escolar; ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar;
aprovação automática e progressão
continuada; escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e
refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).
Bibliografia
Básica
FARIA
FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços
escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista
Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº
14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03
Atividade - Aula
histórica - expositiva dialogada
1)
Ideias interessantes retiradas do texto (trabalho
individual 2)
Dia
20 (Aula 4) - Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas
atuais - história da escola pública brasileira (escola nova, escola
integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio;
educação democrática; educação domiciliar, homescholling; escola sem partido;
organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino superior;
violência escolar; aprovação automática e progressão continuada; escola pública e
privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas;
Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).
Atividade - Aula
histórica - expositiva dialogada
Dia
27 (Aula 5) Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais
história da escola pública brasileira (escola nova, escola
integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino
médio; educação democrática; educação domiciliar, homescholling; escola sem
partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino
superior; violência escolar; aprovação automática e progressão continuada; escola pública e
privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas;
Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).
Atividade
Discussão
sobre temas atuais: educação domiciliar, homescholling;
violência escolar; aprovação automática e progressão continuada; escola pública
e privada; educação imigrante e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei
10.639); qualidade da educação.
Bibliografia
básica:
1)
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma
nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de
Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
2)
ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em
educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação
política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100,
p.899-919. www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf
3) SPOSITO,
Marilia. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa, FCC, 2017. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/717
4)
CASTRO, Mary Garcia. Políticas
Publicas por Identidades e de Ações Afirmativas. Acessando gênero e raça, na
classe, focalizando juventudes. Painel
“Políticas Publicas por Identidades e de Ações Afirmativas para a Superação das
Desigualdades: gênero, classe, étnica, raça e juventude”, no Fórum Mundial de
Educação, em São Paulo. 02/04/2004. http://www.egov.ufsc.br:8080/portal/sites/default/files/anexos/28334-28345-1-PB.pdf
5) BARRETO,
Elba de Sá; SOUZA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no
Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p.
11-30, jan./abr. 2004
6) TERRA, Ricardo Nogueira; GOMES,
Cláudia Gomes. Inclusão escolar: carências e
desafios da atuação e formação profissional. Periódicos da Universidade Federal de Santa Maria.
2013.https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/download/5629/pdf
7) BARLETT, L; RODRÍGUEZ, D;
OLIVEIRA, G. Migração e educação: perspectivas socioculturais. Educação e Pesquisa, 2015 - journals.usp.br.
http://www.journals.usp.br/ep/article/view/109877/108371
Atividade -
Discussão dos textos
1)Escolher
um dos textos relacionados;
2)Levantar
e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 3);
3)Em
grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e
produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho
coletivo 1)
Abril
Dia
03 – Não haverá aula (concurso)
Dia
10 (Aula - 6) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas
Atuais - história da escola pública brasileira (escola nova, escola
integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino
médio; educação democrática; educação domiciliar, homescholling; escola sem
partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino
superior; violência escolar; aprovação automática e progressão continuada; escola pública e
privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas;
Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).
Atividade
1)Discussão
sobre temas atuais: Democratização da educação; Escola sem
partido; questões de gênero.
Bibliografia
1)http://www4.fe.usp.br/escola-sem-partido - Vídeo FEUSP - Escola sem Partido
2)Projeto
de lei – Escola sem partido http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf
3) KATZ,Elvis
Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola sem partido: produção de sentidos
e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD-Educação Tematica. 2017.
4) FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Escola “Sem” Partido:
Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro : UERJ, LPP,
2017.
5) Entenda a polêmica sobre a discussão de gênero nos
planos de educação
Atividade -
Discussão dos textos
1)Escolher
um dos textos relacionados;
2)Levantar
e escrever três ideias interessantes do texto;
3)Em
grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e
produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes.
4)Apresentação
e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Dia
17 – Semana Santa
Dia
24 (Aula – 7) – Unidade I - O lugar da
escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola
pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas
educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; educação
domiciliar, homescholling; escola sem partido; organização do sistema escolar;
ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar; aprovação
automática e progressão continuada;
escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas;
Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).
Atividade
1)Discussão
sobre temas atuais: Reforma do
Ensino Médio; BNCC
1) Entenda
o que diz a proposta de Reforma do Ensino Médio
2)Entrevista com Daniel Cara. Reforma do Ensino Médio é um
retorno piorado à década de 90
https://www.cartacapital.com.br/educacao/reforma-do-ensino-medio-e-um-retorno-piorado-a-decada-de-1990
3)DOMINGUES, José Juiz;
TOSCHI, Nirza Seabra; OLIVEIRA, João Ferreira. A reforma do Ensino Médio: A
nova formulação curricular e a realidade da escola pública
4) Base Nacional Curricular Comum do
Ensino Médio. Documento do Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf
Atividade -
Discussão dos textos - da Escola Sem Partido e da Reforma do Ensino Médio
1)Escolher
um dos textos relacionados;
2)Levantar
e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 4);
3)Em
grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e
produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho
coletivo 2)
4)Apresentação
e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Maio
Dia
01- Não Haverá Aulas (Dia do Trabalho)
Dia
08 (Aula 8) - Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira:
temas Atuais - história da escola pública brasileira (escola nova,
escola integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do
ensino médio; educação democrática; educação domiciliar, homescholling; escola
sem partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino
superior; violência escolar; aprovação automática e progressão continuada; escola pública e
privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas;
Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).
Atividade
– Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
É
um exercício que será realizado em sala de aula, em grupo, onde os alunos
deverão elaborar uma proposta de “ação” para resolver algum problema da
educação brasileira, que ficou evidente e chamou a atenção do coletivo. Ou
seja, vamos pensar uma alternativa para solucionar questões que estão
acontecendo por causa da política educacional existente; pela forma como as
relações cotidianas acontecem na escola, na sala de aula, na comunidade, etc.
1) Roteiro
elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição do problema a ser
discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5. Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o
problema definido.
2) Exemplo de uma
Proposta de Ação Coletiva
Tema
- Currículo significativo para escola
Introdução
Existe
uma grande dificuldade dos alunos na percepção da aplicabilidade do currículo
ensinado nas escolas. Nesse sentido, cada escola deveria proporcionar e
garantir a aquisição de conhecimentos mais próximos ao cotidiano de cada
aluno.
Objetivo
· Trazer
para o cotidiano escolar a realidade dos alunos
Estratégias
· Criação
de oficinas temáticas que relacionariam as disciplinas do currículo com
conhecimentos cotidianos da comunidade escolar.
· Estas
oficinas estariam relacionadas com um projeto maior, desenvolvido em conjunto
pelo corpo docente e com participação dos alunos.
· As
oficinas seriam frequentadas por alunos de diferentes anos.
Público-alvo
É
possível adaptar essa proposta para qualquer ciclo, porém aqui optamos traçar
estratégias para o Ensino Médio.
|
3) Elaboração da Proposta de Ação Coletiva (Trabalho
Coletivo 3)
4) Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva.
(Momento de tirar as dúvidas para poder elaborar a PAI.
Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual -
(Trabalho individual 5)
É
um exercício a ser realizado em casa, sozinho, onde deverá elaborar uma
proposta de “ação” individual, para resolver algum problema da educação
brasileira, que ficou evidente e chamou a atenção, que pode inclusive ter saído
nas discussões do grupo quando estavam elaborando a Proposta de Ação Coletiva.
Ou seja, vamos pensar uma alternativa para solucionar questões que estão
acontecendo por causa da política educacional existente; pela forma como as
relações cotidianas acontecem na escola, na História da
formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; educação
indígenas, educação de jovens e adultos e educação infantil.
Dia
15 - Dia de Paralisação
Dia
22 - (Aula 09 ) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores, Alunos
e Famílias
Temas: Historia da formação docente; valorização do
magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação
escola e família; educação indígenas, educação dos negros; educação de jovens e
adultos.
Atividade
: Aula histórica – aula expositiva dialogada
Bibliografia
Básica:
1) NUNES, Clarice.
Formação docente no Brasil: entre avanços legais e recuos pragmáticos. Revista
Teias. V. 1, n.1. janeiro/junho de 2000
http://periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/14/16
a)Levantar
as ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6 )
Dia 29 - (Aula 10) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores – Alunos – Famílias
Temas – Historia da formação docente; valorização do magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola e família; educação indígenas, educação dos negros; educação de jovens e adultos.
Atividade 1 - Apresentação e discussão do filme "Entre os Muros da Escola"
https://www.youtube.com/watch?v=rBXlPg7nj-Y
https://www.youtube.com/watch?v=rBXlPg7nj-Y
Sinopse
O filme “Entre os muros da escola” retrata o ambiente escolar na sua totalidade, uma escola francesa, onde em uma sala de aula com alunos entre 13 e 15 anos, adolescentes com suas questões, esse grupo é composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.
O professor François Marin, interpretado por François Bégauden, que é também autor do livro de mesmo nome do filme, tem como meta fazer com que os alunos, além de aprenderem o idioma pátrio francês, assumam uma postura de turma homogênea, tarefa quase impossível dado a diferenças dos alunos no que diz respeito à multiplicidade comportamental da classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo racial.
Ele chama a atenção dos alunos para participação do processo ensino/ aprendizagem, mostrar que eles estão realmente aprendendo. Nos conselhos escolares, busca valorizar o que cada aluno tem de bom, procurando entender também o que leva ou levou o aluno ao ato de indisciplina (caso do Soyleumane).
Destacam-se as atuações da personagem Khoumba, afro descendente, que é uma aluna chamada de desobediente e sem disciplina, por se recusar a atender uma ordem do professor. Esmeralda, mestiça, contesta o professor, sendo que faz parte do Conselho de Classe, e, sobretudo há a atuação do aluno Soyleumane, um garoto problemático que vive em conflito com os professores e com os seus colegas.
No Conselho de Classe os professores discutem sobre o desempenho dos alunos, avaliando os mesmos, e fazem um planejamento. O conselho conta com participação de duas integrantes da turma, supostamente para ajudar, mas não é isso que acontece, pois elas do muitas risadas, tirando a atenção dos professores.
O filme francês se destaca para nós brasileiros com um problema bem pessoal de países que recebem imigrantes seja pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou contra pessoas vindas de ex-colônias, um caso isolado é o do estudante e de origem chinesa que tem certa aceitação por parte da escola pelo esforço de aprender a língua francesa e o drama da deportação da família por estarem ilegais no país e os professores temem pela perda do aluno, tentando ajudá-lo.
O filme tem muitos pontos de contato com a realidade brasileira, cito: O conflito entre professores e alunos, a agressividade dos educandos, a falta de interesse dos mesmos em relação aos estudos e a não obediência ao educador; com o conflito do professor que para impor sua autoridade leva um aluno (Soyleumane) ao Conselho de Disciplina, mesmo sabedor de que este ato será irreversível e provocará a expulsão dele e sua entrada na marginalidade social.
Essa realidade nos leva a repensar sobre o papel da influência do professor no presente e futuro dos alunos, e que devemos sempre nos manter em equilíbrio e servirmos de bom exemplo e de guia para nossos alunos, mesmo que não sejamos recompensados por isso.
Atila Raphael
Arindo Siston Junio
Atividade
1)DAYRELL, João Guilherme. Entre os muros da escola: exílio, multiculturalismo e zonas de contato.Interdisciplinar.Ano 5, v. 10, jan-jun de 2010, p. 405-416
1) Levantar as ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 7)
2) Apresentação e discussão do filme.
Junho
Dia 05 - (Aula 11) - Unidade II - Sujeitos da Educação: professores, alunos e família
Temas Atuais: Historia da formação docente; valorização do
magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação
escola e família; educação indígena, educação dos negros; educação de jovens e
adultos.
Bibliografia da aula:
1)LAPO,
Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a
profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118,
p.65-88. Link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2)CARVALHO, Marília Pinto. As
professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de
São Paulo. Educação em Revista, 2018. http://www.scielo.br/pdf/er/v34n72/0104-4060-er-34-72-187.pdf
3) SOARES, Leônico. O
educador de jovens e adultos e sua formação. Educação e Revista. No. 47. Belo
Horizonte. June, 2008.
4) GHANEM, Elie;
ABBONIZIO, Aline. A
escola indígena e as aspirações de futuro das comunidades. Tellus, ano 12, n.
23, p. 147-161, jul./dez. 2012 http://www.tellus.ucdb.br/index.php/tellus/article/view/262/164
5)BITTENCOURT, Circe; SILVA, Adriane.
Perspectivas históricas da educação indígena no Brasil.
IN: PRADO, Maria Lígia; VIDAL, Diana. As
Margens dos 500 anos. São Paulo. Edusp, 2002.
6) ALMEIDA, Marco Antonio;
SANCHEZ, Livia.
Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10,
n. 2, p. 234-246, 2016.
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500.
Atividade -
Discussão dos textos
1)Escolher
um dos textos relacionados;
2)Levantar
e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 8);
3)Em
grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e
produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho
coletivo 4)
4)Apresentação
e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Dia 12 - (Aula 12) -
Unidade II – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos
Temas - Historia da formação docente; valorização do
magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola
e família; educação indígena, educação dos negros; educação de jovens e
adultos.
1)Apresentar e discutir o documentário: Quando
a comunidade vai à escola, e a escola vai à comunidade -Enviado
em 17 de out de 2011
Experiência da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, de
Belo Horizonte (MG), a partir da integração escola-comunidade. https://www.youtube.com/watch?v=-XFGLzT7R1Y
2) Roteiro elaboração da Proposta de Ação Coletiva e
Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição do problema a ser
discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5. Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o
problema definido.
3)Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva. (Trabalho
coletivo 5)
Tarefa
– Elaboração da Proposta de Ação Individual - (Trabalho
individual 9)
Dia 19 (Aula 13) - Unidade
III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas Atuais: Função
social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel
do professor frente às novas tecnologias; Educação a distância; Metodologia e
processos de aprendizagem.
Atividade
1) Assistir e discutir o vídeo: 5
Mudanças nas Escolas do Brasil desde o Século 20 até hoje
2) Apresentar
e discutir a palestra intitulada: Experimento de Sugata Mitra na educação
infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4 de abr de
2013
O cientista educacional
Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas da educação -- os melhores
professores e escolas não existem onde eles são mais precisos. Em uma série de
experimentos na vida real, de Nova Deli à África do Sul e Itália, ele deu
acesso supervisionado à internet para crianças e viu resultados que podem
revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis
2) Palestrando na LIFT 2007,
Sugata Mitra fala sobre seu projeto Buraco na Parede. Jovens crianças nesse
projeto descobriram sozinhos como usar um PC -- e depois ensinaram a outras
crianças. Ele pergunta, o que mais as crianças podem se ensinar? https://www.ted.com/talks/sugata_mitra_shows_how_kids_teach_themselves/transcript?awesm=on.ted.com_9BH2&utm_campaign=david_brooks_the_social_animal&utm_content=ted.com-talkpage&utm_medium=on.ted.com-twitter&utm_source=direct-on.ted.com&language=pt-br
3) Aula
expositiva e dialogada.
3)Bibliografia Base
VIDAL, Diana Gonçalves.
Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA
FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cinthia Greive. 500 anos de educação no
Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. p.497-515. http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/2SF/Lia/Escola%20nova%20e%20processo%20educativo.pdf
Atividade
1) Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 10);
Atividade
1) Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 10);
Dia 26 (Aula 14)–
Unidade III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas Atuais: Função
social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel
do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e
processos de aprendizagem.
Bibliografia da Aula.
1)ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini. Educação e tecnologias no
Brasil e em Portugal em três momentos de sua história.Educação, Formação; Tecnologias; 2008, vol.1(1), pp. 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt
2)ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a Distância na internet: abordagens e
contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e
Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003 http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2
3)BELLONI, Maria Luzia.
Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. ENSAIO Educação
& Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002, p.117-141. http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n78/a08v2378.pdf
4)Edson
Jacinski; Carlos Alberto Faraco. Tecnologias na Educação: uma solução ou um
problema pedagógico? Revista Brasileira de Informática na Educação.
V.10 N. 2 – 2002. http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf
5)
JONASSEN, David. O uso das novas
tecnologias na educação a distancia e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.70,
abr./jun.1996. http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2082/2051
Atividade - Discussão dos
textos
1) Escolher um dos textos
e levantar 3 Ideias interessantes. (trabalho individual 11);
2) Trabalho em grupo
(socializar as sistematizações individuais e elaborar coletivamente uma síntese
das ideias interessantes. (trabalho coletivo 6)
3) Apresentação dos
resultados dos grupos.
Julho
Dia 03 (Aula 15) –Seminário e entrega do trabalho final
Dia 03 (Aula 15) –Seminário e entrega do trabalho final
Atividade
1) Seminário dos Alunos
2 ) Entrega dos trabalhos
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