Março
Dia 05 (Aula - 1) –Apresentação da Proposta do curso
Atividade
1) Apresentação
dos alunos(as) e da professora.
2) Levantamento
de temas e questões que gostariam de estudar no curso
Tarefa -Ler
o texto de VIDAL, Diana. No
interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo
sem fronteiras, volume 9, número 1,jan.Jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm). Elaborar três ideias interessantes do texto (Trabalho
Individual 1)
Dia 12 (Aula - 2) – O que é cultura escolar?
Atividade
1)Apresentação e
debate de um filme: “Adeus Meninos”
Sinopse. Há
momentos da história que a força bruta, a crueldade opressiva, o preconceito e
a insensatez dos homens vingam sobre a humanidade, gerando guerras sangrentas e
de efeitos irreversíveis. Adeus, Meninos (AuRevoirles Enfants), escrito,
produzido e dirigido por Louis Malle, é um filme que com sensibilidade
expressiva, mostra um desses momentos negros da história, a Segunda Guerra
Mundial.
Filme de 1987, Adeus,
Meninos é o retrato de uma França ocupada pelos nazistas, dividida entre os que
resistiam à ocupação e os que a aceitavam passivamente, até colaborando com os
invasores, delatando e denunciando vizinhos, amigos e patriotas.
No meio do preconceito
gerado pela insanidade nazista, esteve a perseguição e o extermínio ao povo
judeu. O filme de Louis Malle traz uma história delineada em fatos reais,
vividos pelo diretor aos 12 anos, quando ele estudava em um colégio carmelita
perto de Fontainebleau. Traz a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, mas o
cenário é um colégio católico, internato de crianças ricas francesas. A amizade
de Julien Quentin (GaspardManesse) e Jean Bonnet (Raphael Fejto), o primeiro,
um menino cristão de família rica, o segundo um menino judeu refugiado no
colégio para fugir à perseguição nazista, comove pela sua ingenuidade juvenil,
sincera diante de tempos de preconceito e obscuridade. O perigo é iminente, mas
a amizade de ambos suaviza o fantasma devastador da guerra. Mesmo diante da
tragédia que se instalará a qualquer momento, há tempo para a descoberta da
amizade, da adolescência que assim como os nazistas, está à porta, da
intelectualidade da vida, das diferenças culturais e, principalmente, do grande
amor fraterno que une as pessoas em momentos de penúria e perigo. Mesmo diante
de uma temática com um fim pungente, Louis Malle constrói uma história forte e
lírica, com uma sensibilidade ímpar e delicada, sem em momento algum se
prostrar diante do melodrama, sem recorrer ao sentimentalismo óbvio, fazendo do
filme um dos melhores da década de 1980, e um dos melhores do cinema francês de
todos os tempos.
Dia 19 (Aula 3) – O
que é Cultura Escolar
1) Apresentação da proposta e do calendário do
curso – ajustes de interesses e demandas de estudos.
2) Apresentação do sistema de avaliação.
3) Bibliografia
Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras.
São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar
de; BICCAS, Maurilane de S. História
Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
(Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
4)
Retomada do filme Adeus
Meninos e discussão texto VIDAL, Diana. No interior da sala de aula:
ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9,
número 1, jan. jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
Dia 26 (Semana Santa). Não haverá aulas
Abril
Dia 02 (Aula - 4) – Unidade
I - O lugar da escola na sociedade brasileira
Temas: história da escola pública brasileira
(escola nova, escola parque; parques infantis; escola integral, ditadura
militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; ensino superior;
educação democrática;educação indígena; escola sem partido; organização do
sistema escolar; Ciclo e progressão continuada; currículo; escola pública e
privada; avaliação; ações afirmativas; Inclusão e exclusão (Lei 10.639);
qualidade da educação.
Bibliografia Básica
FARIA FILHO, Luciano
Mendes de; VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços escolares no processo
de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira
de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000
Nº 14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03
1)
Atividade - Aula histórica - expositiva
dialogada
2)
Ideias interessantes
retiradas do texto (trabalho individual 2)
Dia 09 (Aula - 5) - Unidade I - O lugar da
escola na sociedade brasileira: temas atuais - história da escola pública brasileira (escola
nova, escola parque; parques infantis; escola integral, ditadura militar;
reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; ensino superior; educação
democrática;educação indígena; escola sem partido; organização do sistema escolar;
Ciclo e progressão continuada; processo de ensino e aprendizagem; currículo; escola
pública e privada; avaliação; ações afirmativas; Inclusão e exclusão (Lei
10.639); qualidade da educação; desigualdades educacionais.
Discussão sobre temas
atuais: Ciclo e progressão continuada;
escola pública e privada; avaliação; educação indígena; ações afirmativas;
Inclusão e exclusão (Lei 10.639); qualidade da educação; desigualdades
educacionais; processo de ensino e aprendizagem; currículo.
Bibliografia básica:
1) CURY, Carlos
Roberto Jamil. Políticas Inclusivas e Compensatórias na Educação Básica. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005. http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/v35n124/a0235124.pdf
2) ARELARO, Lisete
R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as
parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação
e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf
3) PARO, Vitor
Henrique. Progressão continuada, supervisão escolar e avaliação externa:
implicações para a qualidade do ensino. Revista
Brasileira de Educação v. 16 n. 48 set.-dez. 2011. http://www.redalyc.org/html/275/27520749009/
4) MENDES, Enicéia
Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n.
33 set./dez. 2006.
5)FRANCHETTO, Bruna;
KAHN, Marina. Educação Indígena no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.63,
jul./set. 1994
6)CASTRO, Mary Garcia.
Políticas Públicas por Identidades e de
Ações Afirmativas. Acessando gênero e raça, na classe, focalizando juventudes.
7)BARRETO, Elba de Sá.
Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.147 p.738-753 set./dez. 2012
Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos
textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes
do texto (trabalho individual 3);
3)Em grupo socializar das sistematizações
individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em
cartazes. (trabalho coletivo 1)
4)Apresentação e
aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Dia 16 - (Aula – 6) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade
brasileira: temas Atuais - história da escola pública brasileira (escola
nova, escola parque; parques infantis; escola integral, ditadura militar;
reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; ensino superior; educação
democrática;educação indígena; escola sem partido; organização do sistema escolar;
Ciclo e progressão continuada; processo de ensino e aprendizagem; currículo; escola
pública e privada; avaliação; ações afirmativas; Inclusão e exclusão (Lei
10.639); qualidade da educação; desigualdades educacionais.
Atividade
1)Discussão sobre
temas atuais: Democratização da
educação; Escola sem partido; Reforma do Ensino Médio; questões de gênero.
Bibliografia “Escola
sem Partido”
1) Escola sem
Partido': entenda a polêmica em torno do movimento e seus projetos de lei.
2) Apresentação da
entrevista - https://www.youtube.com/watch?v=J2v7PA1RNqk – Debate – escola sem partido
3) Projeto Escola sem
Partido avança em São Paulo após revés no Supremohttps://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/12/politica/1513100523_574620.html
4)
FRIGOTTO, Gaudêncio. “Escola sem
Partido”: imposição da mordaça aos educadores. E-Mosaicos, Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e
Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)
6) Projeto de lei – Escola Sem Partido
7) Entenda a polêmica
sobre a discussão de gênero nos planos de educaçãohttp://www.ebc.com.br/educacao/2015/07/entenda-por-que-e-importante-discutir-igualdade-de-genero-nas-escolas
Dia 23 (Aula 7) - Unidade I - O lugar da escola na sociedade
brasileira: temas Atuais - história
da escola pública brasileira (escola nova, escola parque; parques infantis; escola
integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino
médio; ensino superior; educação democrática;educação indígena; escola sem
partido; organização do sistema escolar; Ciclo e progressão continuada; processo
de ensino e aprendizagem; currículo; escola pública e privada; avaliação; ações
afirmativas; Inclusão e exclusão (Lei 10.639); qualidade da educação;
desigualdades educacionais.
Atividade
1) Discussão sobre temas atuais: Democratização da educação; Escola sem
partido; Reforma do Ensino Médio; questões de gênero
Bibliografia Reforma
do Ensino Médio
1)DOMINGUES,
José Juiz; TOSCHI, Nirza Seabra; OLIVEIRA, João Ferreira. A reforma do Ensino
Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública
2)Entenda o que diz a
proposta de Reforma do Ensino Médio - http://www.ebc.com.br/educacao/2016/10/entenda-reforma-do-ensino-medio
3)Entrevista com
Daniel Cara. Reforma do Ensino Médio é um retorno piorado à década
de 90https://www.cartacapital.com.br/educacao/reforma-do-ensino-medio-e-um-retorno-piorado-a-decada-de-1990
4) FERRETTI, Celso J.;
ZIBAS, Dagmar M. L.; TARTUCE, Gisele Lobo B. T. Protagonismo Juvenil na
Literatura Especializada e na Reforma do Ensino Médio. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 411-423, maio/ago. 2004
5) MOEHLECKE, Sabrina.
O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências
e novas inquietações. Revista Brasileira
de Educação v. 17 n. 49 jan.-abr. 2012. http://www.redalyc.org/pdf/275/27522482003.pdf
Atividade - Discussão
dos textos
1)Escolher um dos
textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes
do texto (trabalho individual 4);
3)Em grupo socializar das sistematizações
individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em
cartazes. (trabalho coletivo 2)
4)Apresentação e
aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Dia 30 (Recesso Dia do
Trabalho) – Não haverá aula
Maio
Dia 07 (Aula 8)- Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas
Atuais história da escola
pública brasileira (escola nova, escola parque; parques infantis; escola
integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino
médio; ensino superior; educação democrática;educação indígena; escola sem
partido; organização do sistema escolar; Ciclo e progressão continuada; processo
de ensino e aprendizagem; currículo; escola pública e privada; avaliação; ações
afirmativas; Inclusão e exclusão (Lei 10.639); qualidade da educação;
desigualdades educacionais.
Atividade – Elaboração
de Proposta de Ação Coletiva
É um exercício que
será realizado em sala de aula, em grupo, onde os alunos deverão elaborar uma
proposta de “ação” para resolver algum problema da educação brasileira, que
ficou evidente e chamou a atenção do coletivo. Ou seja, vamos pensar uma
alternativa para solucionar questões que estão acontecendo por causa da
política educacional existente; pela forma como as relações cotidianas
acontecem na escola, na sala de aula, na comunidade, etc.
1)Roteiro
elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1.
Tema (assunto)
2.
Introdução (apresentação/descrição do problema a ser discutido no trabalho)
3.
Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4.
Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5.
Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o problema
definido.
3)
Exemplo
de uma Proposta de Ação Coletiva
Tema - Currículo
significativo para escola
Introdução
Existe uma grande
dificuldade dos alunos na percepção da aplicabilidade do currículo ensinado
nas escolas. Nesse sentido, cada escola deveria proporcionar e garantir a
aquisição de conhecimentos mais próximos ao cotidiano de cada aluno.
Objetivo
· Trazer para o cotidiano escolar a realidade
dos alunos
Estratégias
· Criação de oficinas temáticas que
relacionariam as disciplinas do currículo com conhecimentos cotidianos da comunidade
escolar.
· Estas oficinas estariam relacionadas com um
projeto maior, desenvolvido em conjunto pelo corpo docente e com participação
dos alunos.
· As oficinas seriam frequentadas por alunos
de diferentes anos.
Público-alvo
É possível adaptar
essa proposta para qualquer ciclo, porém aqui optamos traçar estratégias para
o Ensino Médio.
|
3)
Elaboração da Proposta de Ação Coletiva (Trabalho Coletivo 3)
4)
Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva. (Momento de tirar as
dúvidas para poder elaborar a PAI.
Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual - (Trabalho
individual 5)
É um exercício a ser
realizado em casa, sozinho, onde deverá elaborar uma proposta de “ação”
individual, para resolver algum problema da educação brasileira, que ficou
evidente e chamou a atenção, que pode inclusive ter saído nas discussões do
grupo quando estavam elaborando a Proposta de Ação Coletiva. Ou seja, vamos
pensar uma alternativa para solucionar questões que estão acontecendo por causa
da política educacional existente; pela forma como as relações cotidianas
acontecem na escola, na História
da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; educação
indígenas, educação de jovens e adultos e educação infantil.
Dia 14 - (Aula 09) - Unidade II - Sujeitos da Educação:
Professores – Alunos – Famílias
Temas -História da formação dos professores;
Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e
aluno); relação escola-professor-aluno; movimentos estudantis; motivação e
interesse; educação de jovens e adultos e educação infantil; Paulo Freire
(educação formal e não formal).
Atividade - Apresentação e discussão do filme"Entre
os Muros da Escola"
Sinopse
O filme “Entre os muros da escola” retrata o
ambiente escolar na sua totalidade, uma escola francesa, onde em uma sala de
aula com alunos entre 13 e 15 anos, adolescentes com suas questões, esse grupo
é composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.
O professor François
Marin, interpretado por François Bégauden, que é também autor do livro de mesmo
nome do filme, tem como meta fazer com que os alunos, além de aprenderem o
idioma pátrio francês, assumam uma postura de turma homogênea, tarefa quase
impossível dado a diferenças dos alunos no que diz respeito à multiplicidade
comportamental da classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo
racial.
Ele chama a atenção
dos alunos para participação do processo ensino/ aprendizagem, mostrar que eles
estão realmente aprendendo. Nos conselhos escolares, busca valorizar o que cada
aluno tem de bom, procurando entender também o que leva ou levou o aluno ao ato
de indisciplina (caso do Soyleumane).
Destacam-se as
atuações da personagem Khoumba, afro descendente, que é uma aluna chamada de
desobediente e sem disciplina, por se recusar a atender uma ordem do professor.
Esmeralda, mestiça, contesta o professor, sendo que faz parte do Conselho de
Classe, e, sobretudo há a atuação do aluno Soyleumane, um garoto problemático
que vive em conflito com os professores e com os seus colegas.
No Conselho de Classe
os professores discutem sobre o desempenho dos alunos, avaliando os mesmos, e
fazem um planejamento. O conselho conta com participação de duas integrantes da
turma, supostamente para ajudar, mas não é isso que acontece, pois elas do
muitas risadas, tirando a atenção dos professores.
O filme francês se
destaca para nós brasileiros com um problema bem pessoal de países que recebem
imigrantes seja pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou contra
pessoas vindas de ex-colônias, um caso isolado é o do estudante e de origem chinesa
que tem certa aceitação por parte da escola pelo esforço de aprender a língua
francesa e o drama da deportação da família por estarem ilegais no país e os
professores temem pela perda do aluno, tentando ajudá-lo.
O filme tem muitos
pontos de contato com a realidade brasileira, cito: O conflito entre
professores e alunos, a agressividade dos educandos, a falta de interesse dos
mesmos em relação aos estudos e a não obediência ao educador; com o conflito do
professor que para impor sua autoridade leva um aluno (Soyleumane) ao Conselho
de Disciplina, mesmo sabedor de que este ato será irreversível e provocará a
expulsão dele e sua entrada na marginalidade social.
Essa realidade nos
leva a repensar sobre o papel da influência do professor no presente e futuro
dos alunos, e que devemos sempre nos manter em equilíbrio e servirmos de bom
exemplo e de guia para nossos alunos, mesmo que não sejamos recompensados por
isso.
Atila Raphael
ArindoSistonJunio
Atividade
1)DAYRELL, João
Guilherme. Entre os muros da escola: exílio, multiculturalismo e zonas de
contato.Interdisciplinar.Ano 5, v. 10, jan-jun de 2010, p.
405-416
1) Levantar as ideias
interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6)
2) Apresentação e discussão do filme.
Dia 21 - (Aula 10 )– Unidade II - Sujeitos da Educação:Professores, Alunos e Famílias
Temas: História da formação dos professores;
Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e
aluno); relação escola-professor-aluno; movimentos estudantis; motivação e
interesse; educação de jovens e adultos e educação infantil; Paulo Freire
(educação formal e não formal).
Atividade:Aula histórica – aula expositiva dialogada
Bibliografia Básica:
1) SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil A herança
histórica. Retratos de Escola. v. 2,
n. 2/3 (2008). http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123/226
a) Levantar as ideias interessantes retiradas dos
textos (trabalho individua7)
Dia 28 - (Aula 11) – Unidade II - Sujeitos da Educação: professores, alunos e
família
Temas Atuais: História da formação dos professores;
Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e
aluno); relação escola-professor-aluno; movimentos estudantis; motivação e
interesse; educação de jovens e adultos e educação infantil; Paulo Freire
(educação formal e não formal).
Bibliografia da aula:
1) LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores,
desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar.
2003, no.118, p.65-88. Link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2) Costa, Gilvan Luiz Machado. Configurações, limites e
perspectivas do Ensino Médio no Brasil: qualidade e valorização dos
professores. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 85-109, jan./jun.
2013. http://www.redalyc.org/pdf/894/89427917005.pdf
3) SOARES, Leônico. O educador de jovens e adultos e sua
formação. Educação e Revista. No. 47. Belo Horizonte. June, 2008.
4) KISHIMOTO, Tizulo. Política de formação profissional para a
educação infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação & Sociedade,
ano XX, nº 68, Dezembro/99.
5)SECCHI, Darci. A
formação de professores indígenas para a diversidade. Educ. Públ. Cuiabá, v.
21, n. 46, p. 331-346, maio/ago. 2012.http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/viewFile/411/377http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/viewFile/411/377
6)BICCAS, Maurilane S; VIDAL, Diana. Paulo Freire e a alfabetização em países
Africanos: experiências de uma pedagogia político libertadora. 20 p.(Prelo)
Atividade -
Discussão dos textos
1)Escolher um dos
textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes
do texto (trabalho individual 8);
3)Em gruposocializar das sistematizações individuais,
discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho
coletivo 4)
4)Apresentação e
aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual-
(Trabalho individual 09)
Roteiro elaboração da Proposta de Ação Individual
1.
Tema (assunto)
2.
Introdução (apresentação/descrição do problema a ser discutido no trabalho)
3.
Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4.
Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5.
Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o problema
definido.
Junho
Dia 04 - (Aula 12) – Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e
tecnologias; Materialidade da escola (espaço físico, livros didáticos, etc.); Qual
o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a distância;
Metodologia e processos de aprendizagem.
Bibliografia
1)MOREIRA, Ana Zélia Maria; PAIVA, Marlúcia Menezes de Paiva. A materialidade educacional em Anísio
Teixeira: a renovação escolar brasileira. IXCBHE – História da Educação no Brasil,
global, regional, Local http://www.ixcbhe.com/arquivos/anais/eixo2/individual/2785-2800.pdf
2) ZACHEU, Aline Aparecida Pereira;
CASTRO, Laura Laís de Oliveria. Dos
Tempos Imperiais ao PNLD: a problemática do livro didático no Brasil.
Atividade – Aula histórica dialogada
1)Escolher um dos
textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes
do texto (trabalho individual 10);
3)Em gruposocializar das sistematizações individuais,
discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho
coletivo 5)
4)Apresentação e
aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Dia 11 (Aula 13) - Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e
tecnologias; Materialidade da escola (espaço físico, livros didáticos, etc.); Qual
o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a distância;
Metodologia e processos de aprendizagem.
Atividade
1)Apresentar e discutir o documentário: As Novas Tecnologias
de Comunicação e Educação –
2)Apresentar e discutir
a palestra intitulada:
a) Experimento de Sugata Mitra na educação
infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4 de abr de 2013
O cientista educacional Sugata Mitra aborda um dos maiores
problemas da educação -- os melhores professores e escolas não existem onde
eles são mais precisos. Em uma série de experimentos na vida real, de Nova Deli
à África do Sul e Itália, ele deu acesso supervisionado à internet para
crianças e viu resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre
o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis
b)Whathappenedafter
TED Prize 2013 | Sugata Mitra | TEDxUFM
3)Aula expositiva e dialogada.
Dia 18 (Aula 14)–Unidade III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e
tecnologias; Materialidade da escola (espaço físico, livros didáticos, etc.); Qual
o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a distância;
Metodologia e processos de aprendizagem.
Bibliografia da Aula.
1)ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal
em três momentos de sua história.Educação, Formação; Tecnologias; 2008, vol.1(1), pp.
23-36. Disponível em http://eft.educom.pt
2)ALMEIDA, Maria
Elizabeth Bianconcini. Educação a Distância na internet: abordagens e
contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e
Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003 http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2
3)BELLONI, Maria Luzia. Ensaio sobre a educação a distância no
Brasil. ENSAIO Educação
& Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002, p.117-141. http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n78/a08v2378.pdf
4)EdsonJacinski; Carlos
Alberto Faraco. Tecnologias na Educação: uma solução ou um problema
pedagógico? Revista Brasileira de Informática na Educação. V.10 N.
2 – 2002. http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf
Atividade - Discussão dos textos
1) Escolher um dos textos e levantar 3 Ideias
interessantes. (trabalho individual 10);
2) Trabalho em grupo (socializar as sistematizações individuais
e elaborar coletivamente uma síntese das ideias interessantes. (trabalho
coletivo 6)
3) Apresentação dos resultados dos grupos.
Dia 25 (Aula 15) –Seminário e entrega do trabalho final
Atividade
1) Seminário dos Alunos
2 ) Entrega dos trabalhos
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