Cronograma
Junho
Dia 18 - (Aula 10 )– Unidade II -
Sujeitos da Educação:Professores, Alunos e Famílias
Temas: História da
formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; movimentos
estudantis; motivação e interesse; educação de jovens e adultos e educação
infantil; Paulo Freire (educação formal e não formal).
Atividade:Aula histórica –
aula expositiva dialogada
Bibliografia Básica:
1) SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil A herança histórica.
Retratos de Escola. v.
2, n. 2/3 (2008). http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123/226
a)Levantar as ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho
individua7)
Dia 25 - (Aula 11) – Unidade II - Sujeitos da Educação: professores,
alunos e família
Temas Atuais: História da
formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor
(relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; movimentos
estudantis; motivação e interesse; educação de jovens e adultos e educação
infantil; Paulo Freire (educação formal e não formal).
Bibliografia da aula:
1) LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores,
desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar.
2003, no.118, p.65-88. Link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2) Costa, Gilvan Luiz Machado. Configurações, limites e perspectivas do
Ensino Médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores. Práxis
Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 85-109, jan./jun. 2013.
http://www.redalyc.org/pdf/894/89427917005.pdf
3) SOARES, Leônico. O educador de jovens e adultos e sua formação.
Educação e Revista. No. 47. Belo Horizonte. June, 2008.
4) KISHIMOTO, Tizulo. Política de formação profissional para a educação
infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação & Sociedade, ano
XX, nº 68, Dezembro/99.
5)SECCHI, Darci. A formação de professores indígenas para a diversidade.
Educ. Públ. Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 331-346, maio/ago. 2012.http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/viewFile/411/377http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/viewFile/411/377
6)BICCAS, Maurilane S; VIDAL, Diana.
Paulo Freire e a alfabetização em países Africanos: experiências de uma pedagogia
político libertadora. 20 p.(Prelo)
Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos
relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias
interessantes do texto (trabalho individual 8);
3)Em gruposocializar das
sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias
interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 4)
4)Apresentação e aprofundamentos das
discussões dos textos em plenária.
Tarefa – Elaboração da
Proposta de Ação Individual- (Trabalho individual 09)
Roteiro elaboração da Proposta de
Ação Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição
do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a
proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta
é direcionada)
5. Estratégias/etapas para
concretizar os objetivos e resolver o problema definido.
Julho
Dia 02 - (Aula 12) – Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas
mídias e tecnologias; Materialidade da escola (espaço físico, livros didáticos,
etc.); Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a
distância; Metodologia e processos de aprendizagem.
Bibliografia
1)MOREIRA, Ana Zélia Maria; PAIVA, Marlúcia Menezes de Paiva. A
materialidade educacional em Anísio Teixeira: a renovação escolar
brasileira. IXCBHE – História da Educação no Brasil, global, regional,
Localhttp://www.ixcbhe.com/arquivos/anais/eixo2/individual/2785-2800.pdf
2) ZACHEU, Aline Aparecida Pereira; CASTRO, Laura Laís de
Oliveria. Dos Tempos Imperiais ao PNLD: a problemática do livro
didático no Brasil.
Atividade – Aula histórica
dialogada
1)Escolher um dos textos
relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias
interessantes do texto (trabalho individual 10);
3)Em gruposocializar das
sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias
interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 5)
4)Apresentação e aprofundamentos das
discussões dos textos em plenária.
Dia 09 (Aula 13) - Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas
mídias e tecnologias; Materialidade da escola (espaço físico, livros didáticos,
etc.); Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a
distância; Metodologia e processos de aprendizagem.
Atividade
1)Apresentar e discutir o documentário: As Novas Tecnologias de
Comunicação e Educação –
2)Apresentar e discutir a palestra intitulada:
a) Experimento de Sugata Mitra na educação
infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4 de abr de
2013
O cientista educacional Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas da
educação -- os melhores professores e escolas não existem onde eles são mais
precisos. Em uma série de experimentos na vida real, de Nova Deli à África do
Sul e Itália, ele deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu
resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis
b)Whathappenedafter
TED Prize 2013 | Sugata Mitra | TEDxUFM
3)Aula expositiva e dialogada.
Dia 16 (Aula 14)–Unidade III – Educação Métodos e as Novas
Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas
mídias e tecnologias; Materialidade da escola (espaço físico, livros didáticos,
etc.); Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a
distância; Metodologia e processos de aprendizagem.
Bibliografia da Aula.
1)ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação e
tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história.Educação,
Formação; Tecnologias; 2008, vol.1(1), pp. 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt
2)ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a Distância na internet:
abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação
e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003 http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2
3)BELLONI, Maria Luzia. Ensaio sobre a educação a distância no
Brasil. ENSAIO Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78,
Abril/2002, p.117-141. http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n78/a08v2378.pdf
4)EdsonJacinski; Carlos Alberto Faraco. Tecnologias na Educação: uma
solução ou um problema pedagógico? Revista Brasileira de Informática na
Educação. V.10 N. 2 – 2002. http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf
Atividade - Discussão dos textos
1) Escolher um dos textos e levantar 3 Ideias interessantes. (trabalho
individual 10);
2) Trabalho em grupo (socializar as sistematizações individuais e
elaborar coletivamente uma síntese das ideias interessantes. (trabalho
coletivo 6)
3) Apresentação dos resultados dos grupos.
Dia 22 (Aula 15) –Entrega do trabalho final
1 ) Entrega dos trabalhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário