quinta-feira, 22 de março de 2012

Programa da Disciplina Atualizado (1º Semestre 2012)


Olá Pessoal!

Abaixo o programa da disciplina atualizado, com inclusão de nova bibliografia na aula 10.

LEMBRETE:  deixaremos uma versão impressa para cópias no xerox da FEUSP (Pasta da Profa. Maurilane).

21721EDF- 287 -Introdução aos Estudos da Educação: enfoque histórico
1º. Semestre de 2012 -  Quarta feira
Profa. Dra. Maurilane de Souza Biccas

Programa
Fevereiro
Dia 29 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos. Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.

Atividade 1 – a) Distribuir as materiais de jornal em grupo. Pedir aos alunos que leiam, inicialmente individual, posteriormente devem se agrupar e discutir com os colegas para debater e tirar as principais. (trabalho individual nr. 1) 
b) Solicitar aos alunos que levantem temas e questões que gostariam de estudar no curso.
c) Selecionar com os alunos um filme para ser assistido na próxima aula.

Março
Dia 07 (Aula - 2) – Apresentação e debate de um filme: “Nenhum a Menos”
Sinopse. Filme singelo, dirigido por Zhang Yimou com uma câmera sutil, em estilo apenas parcialmente ficcional, “Nenhum a Menos” revela as condições da educação na zona rural chinesa. O diretor flagra uma escola primária em estado precário, na remota aldeia de Shuiquan, na qual os recursos são tão reduzidos que seu titular, Gao, é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo.
Quando sua mãe adoece, o professor é obrigado a se retirar por algum tempo, com o objetivo de visitá-la, pois está à beira da morte. O prefeito da pequena localidade, porém, não consegue encontrar um substituto que aceite trabalhar nestas condições. Só lhe resta contratar a única voluntária, Wei Minzhi, de apenas 13 anos, que mal tem recursos intelectuais para transmitir aos alunos. Na verdade, ela mesma só cursou o primário. A garota deverá permanecer por um mês na escola, a qual será também sua morada temporária, compartilhada com mais alguns estudantes.
Embora desprovida de qualquer experiência, ela revela ter, apesar de sua aparente timidez crônica, uma persistência e uma fibra surpreendentes. Mais que lhe orientar quanto ao que deve passar de conteúdo para seus alunos, o Professor Gao lhe reserva uma árdua missão. Preocupado com a constante evasão escolar, ele lhe recomenda que mantenha todos os estudantes na escola, e não deixe nenhum partir.
Obcecada com esta ideia, ela faz tudo para impedir que uma de suas alunas, talentosa atleta, seja levada para a cidade, onde treinará para aperfeiçoar seu dom. Impotente diante desta realidade, ela não permitirá que nenhum outro estudante parta da pequena escola. A realidade, porém, transcende seus modestos planos, e ameaça retirar de sua pequena comunidade mais um aluno.
Órfão de pai, integrante de uma família muito pobre, repleta de dívidas, o pequeno Zhang Huike é obrigado a deixar a escola e ir para a cidade trabalhar. Inconformada, a professora parte em busca de seu aluno; impedida de embarcar como clandestina em um ônibus, ela segue a pé sua jornada repleta de emoções e desafios.
À vida na escola rural, em que os alunos são obrigados a copiar o que a garota escreve na lousa, inconsciente de seu significado, sem condições de explicar seu conteúdo, é contraposta a vida urbana, a qual se revela cruel aos marginalizados, aos desprovidos de recursos financeiros.
Este filme, protagonizado por atores amadores, com as falas, principalmente as infantis, improvisadas, realça o realismo do enredo, que muitas vezes é a perfeita tradução da própria existência dos intérpretes. O resultado é tão criativo, rico e transbordante de emoção, que a obra conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999. Aliás, o segundo do diretor, que já havia conquistado o Leão de Ouro por sua criação anterior, A História de Qiu Ju.
Nenhum a Menos. Direção: Zhang Yimou. China, 1999, 106 minutos. Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.

Bibliografia
BAUER, Carlos. Nenhum a menos: princípios educativos na filmografia chiensa! Revista Espaço Acadêmico. No. 101, outubro 2009, Dossiê 60 Anos da Revolução Chinesa.
KRACKE, Lucia Villela. Perspectivas ocidentais sobre um filme do Oriente: Nenhum a menos. Comunicação & educação • Ano XI • Número 1 • jan/abr 2006

Dia 14 (Aula 3) - Apresentação do programa do curso
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

Tema da aula: “O que é cultura escolar?”
Atividade: Aula dialogada mediada pela discussão do texto indicado abaixo. 
Bibliografia básica: 
VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
Youtube - NOTICIAS UNED: Memoria y cultura escolar entre generaciones. Programa de televisión. (17-06-2011 )
Fecha de emisión: 17-06-2011 Duración: 06' 36''
¿Qué sentirías si después de 70 años pudieras ver tus propios cuadernos escolares?. ¿Qué le preguntarías a un antiguo alumno de tu colegio si fueras un niño de 10 años?. Todo este cúmulo de sensaciones y pensamientos son los que surgieron a raíz del encuentro celebrado en el Colegio Joaquín Costa de Madrid entre los hermanos Antonio y Fernando Zarco, estudiantes de este centro durante los años 40, y los estudiantes actuales de 6º de primaria. La actividad, educativa y cultural, se enmarcó dentro del centenario de Joaquín Costa y partió de una iniciativa del Centro MANES de la UNED, que realiza una investigación sobre la cultura escolar del pasado a través de las historias de vida del pintor Antonio Zarco y su hermano. El estudio nace de la donación de manuales escolares realizada por la profesora de la UNED Pilar Ruiz-Va, nieta de un maestro de este centro: Manuel Va. Producción y realización: CEMAV.

Dia 21 (Aula - 4)– Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira.
Temas: história da escola pública brasileira; organização do sistema escolar; escola pública e privada; reformas educacionais; Inclusão e exclusão; qualidade da educação; progressão continuada; avaliação.

Bibliografia Básica:
NUNES, Clarice. “O ‘velho’ e ‘bom’ ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. (www.anped.org.br).

Atividade - Discussão de texto e aula expositiva dialogada
1) Ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 2);
Dia 28 (Aula - 5) – O lugar da escola na sociedade brasileira.Temas Atuais
Temas: história da escola pública brasileira; organização do sistema escolar; escola pública e privada; reformas educacionais; Inclusão e exclusão; qualidade da educação; progressão continuada; avaliação.

Bibliografia básica: 
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
CURY, Carlos Roberto Jamil. Qualidade em Educação. Nuances: estudos sobre educação. Ano XVII, v.17, n.18, p.15-31, jan/dez. 2010.
ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. (www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf)
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá and SOUSA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educ. Pesqui. [online]. 2004, vol.30, n.1, pp. 31-50. (http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a03v30n1.pdf)
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Discursos políticos sobre inclusão: questões para as políticas públicas de educação especial no Brasil. http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt15/t1510.pdf

Atividade - Discussão dos textos 
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 3); 
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 1)

Abril
Dia 02 a 07 – Não haverá aulas Semana Santa

Dia 11 (Aula – 6) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais 
Atividade 1 - Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 2)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
3)Tarefa - Elaborar em casa uma Proposta de Ação Individual (Trabalho individual 4)

Dia 18 (Aula 7) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores – alunos – famílias
Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar e bullying; relação escola-professor-aluno.
Atividade1 : discussão do texto e aula dialogada
Bibliografia Básica:
VICENTINE, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009, p.11-25 e 211-225. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

Atividade 2 - Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6)

Dia 25 (Aula 8) – As Três Estações - Visita ao Centro de Memória da Educação; Labrimp e Vídeo - Professor Antonio Cândido.

Maio

Dia 02 (Aula 9) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e alunos. Temas atuais
Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar e bullying; relação escola-professor-aluno; drogas.

Bibliografia da aula:
LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
MAUES, Olgaíses. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, mar./2003, no.118, p.89-117. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16831.pdf
ESTEVE, José M. Fatores de mudança: doze elementos de transformação no sistema escolar. In: NÓVOA, Antônio (Org.) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995, 93-129.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educ. Soc. [online]. 1999, vol.20, n.68, pp. 109-125. ISSN 0101-7330.www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a06v2068.pdf

Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 7);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 3)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.


Dia 09 - (Aula 10) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos

Atividade - Apresentação e discussão do filme "Entre os Muros da Escola"


Dia 16 (Aula 11) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos

Debate dos textos sobre os sujeitos da educação professores e na sequencia trabalho em grupo e debate dos textos sobre os sujeitos alunos.

 DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p.167-182, jan./jun; 2003 (http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf) 
MARRIEL, Lucimar Câmara, ASSIS, Simone G., AVANCI, Joviana Q. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2006, vol.36, no.127, p.35-50. (http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0336127.pdf)
THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, Ago 2006, vol.11, no.32, p.211-225. (http://www.scielo.br/)
TAVARES, Beatriz Franck; BERIA, Jorge Umberto and LIMA, Maurício Silva de. Fatores associados ao uso de drogas entre adolescentes escolares. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.6, pp. 787-796

Atividade - Discussão dos textos 
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 8);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 4)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 23 (Aula 12) – Unidade III – Educação e as Novas Tecnologias.
Prof. Reinaldo
Temas: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem;
Atividade - Discussão de texto e aula dialogada
Bibliografia da Aula.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.35, pp. 290-299. (www.scielo.br)
MONTEIRO, ANA MARIA FERREIRA DA COSTA. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. 2001, v. 22, n. 74, pp. 121-142. (www.scielo.br)
BARRETO, Raquel G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e pesquisa, vol. 29, nr. 2, p. 271-286, jul. dez. 2003. (http://www.scielo.br/)
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp. 58-71. ISSN 1413-2478.

Dia 30- (Aula 13) - Elaboração da Proposta de Ação Coletiva do tema 2 ou 3.
 Tirar dúvidas e dar encaminhamentos para o Trabalho Final.
Junho
Dia 06 - (Aula 14) –  Seminário Final - Proposta de Ação Individual Desenvolvida (Interlocução ou Aplicação)

Dia 13 (Aula 15) - Unidade III – Educação e as Novas Tecnologias
Atividade – Análise de sites (Trabalho coletivo 7)

j) http://www.ipeafro.org.br/home/linha-do-tempo

 Cordialmente,
Profa.Maurilane e Monitora Juliana

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