quarta-feira, 6 de abril de 2016

Programa do Curso

 Fevereiro

Dia 17 (Aula - 1) – Apresentação da Proposta do curso
Atividade
1)      Apresentação dos alunos(as) e da professora.
2)      Leitura e discussão de notícias selecionadas de jornais de circulação nacional sobre educação no Brasil nos dias atuais;
3)      Levantamento de  temas e questões que gostariam de estudar no curso.
4)      Discussão dos textos jornalísticos sobre educação e dos temas e questões de interesse dos alunos para serem incorporadas no programa do curso
Tarefa - Ler o texto de VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan. jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm). Elaborar três ideias interessantes do texto (Trabalho Individual 1)

Dia 24 (Aula - 2) – O que é cultura escolar?
Atividade 1 – Apresentar e discutir o filme Nenhum a menos
Sinopse por Ana Lucia Santana 
Filme singelo, dirigido por Zhang Yimou com uma câmera sutil, em estilo apenas parcialmente ficcional, “Nenhum a Menos” revela as condições da educação na zona rural chinesa. O diretor flagra uma escola primária em estado precário, na remota aldeia de Shuiquan, na qual os recursos são tão reduzidos que seu titular, Gao, é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo.
Quando sua mãe adoece, o professor é obrigado a se retirar por algum tempo, com o objetivo de visitá-la, pois está à beira da morte. O prefeito da pequena localidade, porém, não consegue encontrar um substituto que aceite trabalhar nestas condições. Só lhe resta contratar a única voluntária, Wei Minzhi, de apenas 13 anos, que mal tem recursos intelectuais para transmitir aos alunos. Na verdade, ela mesma só cursou o primário. A garota deverá permanecer por um mês na escola, a qual será também sua morada temporária, compartilhada com mais alguns estudantes.
Embora desprovida de qualquer experiência, ela revela ter, apesar de sua aparente timidez crônica, uma persistência e uma fibra surpreendentes. Mais que lhe orientar quanto ao que deve passar de conteúdo para seus alunos, o Professor Gao lhe reserva uma árdua missão. Preocupado com a constante evasão escolar, ele lhe recomenda que mantenha todos os estudantes na escola, e não deixe nenhum partir.
Obcecada com esta ideia, ela faz tudo para impedir que uma de suas alunas, talentosa atleta, seja levada para a cidade, onde treinará para aperfeiçoar seu dom. Impotente diante desta realidade, ela não permitirá que nenhum outro estudante parta da pequena escola. A realidade, porém, transcende seus modestos planos, e ameaça retirar de sua pequena comunidade mais um aluno.
Órfão de pai, integrante de uma família muito pobre, repleta de dívidas, o pequeno Zhang Huike é obrigado a deixar a escola e ir para a cidade trabalhar. Inconformada, a professora parte em busca de seu aluno; impedida de embarcar como clandestina em um ônibus, ela segue a pé sua jornada repleta de emoções e desafios.
À vida na escola rural, em que os alunos são obrigados a copiar o que a garota escreve na lousa, inconsciente de seu significado, sem condições de explicar seu conteúdo, é contraposta a vida urbana, a qual se revela cruel aos marginalizados, aos desprovidos de recursos financeiros.
Este filme, protagonizado por atores amadores, com as falas, principalmente as infantis, improvisadas, realça o realismo do enredo, que muitas vezes é a perfeita tradução da própria existência dos intérpretes. O resultado é tão criativo, rico e transbordante de emoção, que a obra conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999. Aliás, o segundo do diretor, que já havia conquistado o Leão de Ouro por sua criação anterior, A História de Qiu Ju. http://www.infoescola.com/cinema/nenhum-a-menos/
Nenhum a Menos. Direção: Zhang Yimou. China, 1999, 106 minutos. Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.
Bibliografia
BAUER, Carlos. Nenhum a menos: princípios educativos na filmografia chiensa! Revista Espaço Acadêmico.No. 101, outubro 2009, Dossiê 60 Anos da Revolução Chinesa.
KRACKE, Lucia Villela. Perspectivas ocidentais sobre um filme do Oriente: Nenhum a menos.Comunicação & educação• Ano XI • Número 1 • jan/abr 2006
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel. A escola e o cinema. Belo Horizonte, Autêntica Editora Coleção -  Cinema, cultura e educação2007.

Março

Dia 02 (Aula - 3) – O que é cultura escolar ?
Atividade 1 – Montar grupos de 4 pessoas, para que os alunos possam discutir e sistematizar as ideias interessantes do texto: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan. jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm). 
Atividade 2 – Apresentação, debate e sistematização coletiva das principais ideias do texto colocadas pelos alunos(as) e pela professora.
Atividade 3 – Apresentação do programa do curso

A - Bibliografia Geral do curso:
1) HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
2) FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

Dia 09 (Aula 4) -  Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira
Temas: história da escola pública brasileira (escolar nova, escola integral, direitos das crianças e adolescentes a educação; função social da escola; abandono escolar; ditadura militar e a educação; organização do sistema escolar; escola pública e privada; qualidade da educação; bolsa família; Inclusão e exclusão (Lei 10.639); avaliação).

Bibliografia Básica
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03

Atividade  Aula histórica - expositiva dialogada
1)      Ideias interessantes retiradas do texto (trabalho individual 2)

Dia 16 (Aula - 5) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas atuais - escolar nova, escola integral, direitos das crianças e adolescentes a educação; função social da escola; abandono escolar;  ditadura militar e a educação; organização do sistema escolar; escola pública e privada; qualidade da educação; bolsa família, Inclusão e exclusão (Lei 10.639); avaliação).

Bibliografia básica:
1) OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
2) ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf
3) RIBEIRO, Marlene. Exclusão e Educação Social: conceitos em superfície e fundo. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 155-178, jan./abr. 2006 - http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v27n94/a09v27n94.pdf
4) GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. V. 27, n. 1, p. 109-121, jan./abr. Anpae, 2011.
5) CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação Integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação e Sociedade.  Campinas, vol. 23, n. 81, p. 247-270, dez. 2002 http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n81/13940.pdf
6) BERTAGNA, Regina Helena. Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 3 (63), p. 193-218, set./dez. 2010 http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n3/v21n3a12.pdf
7) VARANI, Adriana; SILVA, Daina Cristina. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.
8) CASTRO, Henrique Carlos de Oliveira; WALTER, Maria Inez Machado Telles Walter; SANTANA, Cora Maria Bender de; STEPHANON, Michelle Conceição. Percepções sobre o Programa Bolsa Família na sociedade brasileira. Opinião Pública, Campinas, vol. 15, nº 2, Novembro, 2009, p.333-355. http://www.scielo.br/pdf/op/v15n2/03.pdf
Atividade - Discussão dos textos 
1)      Escolher um dos textos relacionados;
2)      Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 3);
3)      Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 1)
4)      Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.

Dia 23 – Não haverá aula - Semana Santa

Dia 30 (Aula - 6) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - escolar nova, escola integral, direitos das crianças e adolescentes a educação; função social da escola; abandono escolar;  ditadura militar e a educação; organização do sistema escolar; escola pública e privada; qualidade da educação; bolsa família;  Inclusão e exclusão (Lei 10.639); avaliação.

Atividade – Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
É um exercício que será realizado em sala de aula, em grupo, onde os alunos deverão elaborar uma proposta de “ação” para resolver algum problema da educação brasileira,  que ficou evidente e chamou a atenção do coletivo. Ou seja, vamos pensar uma alternativa para solucionar questões que estão acontecendo por causa da política educacional existente; pela forma como as relações cotidianas acontecem na escola, na sala de aula, na comunidade, etc.

1)      Roteiro elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5. Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o problema definido.

2)       Exemplo de uma Proposta de Ação Coletiva

Tema - Currículo significativo para escola

Introdução
Existe uma grande dificuldade dos alunos na percepção da aplicabilidade do currículo ensinado nas escolas. Nesse sentido, cada escola deveria proporcionar e garantir a aquisição de conhecimentos mais próximos ao cotidiano de cada aluno.

Objetivo
  • Trazer para o cotidiano escolar a realidade dos alunos
Estratégias
  • Criação de oficinas temáticas que relacionariam as disciplinas do currículo com conhecimentos cotidianos da comunidade escolar.
  • Estas oficinas estariam relacionadas com um projeto maior, desenvolvido em conjunto pelo corpo docente e com participação dos alunos.
  • As oficinas seriam frequentadas por alunos de diferentes anos.
Público-alvo
É possível adaptar essa proposta para qualquer ciclo, porém aqui optamos traçar estratégias para o Ensino Médio.

3)       Elaboração da Proposta de Ação Coletiva (Trabalho Coletivo 2) 
4)      Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva. (Momento de tirar as dúvidas para poder elaborar a PAI.

Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual  - (Trabalho individual 4)
É um exercício a ser realizado em casa, sozinho, onde deverá elaborar uma proposta de “ação” individual, para resolver algum problema da educação brasileira, que ficou evidente e chamou a atenção, que pode inclusive ter saído nas discussões do grupo quando estavam elaborando a Proposta de Ação Coletiva. Ou seja, vamos pensar uma alternativa para solucionar questões que estão acontecendo por causa da política educacional existente; pela forma como as relações cotidianas acontecem na escola, na sala de aula, na comunidade, etc.

Abril

Dia 06 - (Aula – 7) –  Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores – Alunos – Famílias

Atividade - Apresentação e discussão do filme "Entre os Muros da Escola"

Sinopse 
O filme “Entre os muros da escola” retrata o ambiente escolar na sua totalidade, uma escola francesa, onde em uma sala de aula com alunos entre 13 e 15 anos, adolescentes com suas questões, esse grupo é composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.
O professor François Marin, interpretado por François Bégauden, que é também autor do livro de mesmo nome do filme, tem como meta fazer com que os alunos, além de aprenderem o idioma pátrio francês, assumam uma postura de turma homogênea, tarefa quase impossível dado a diferenças dos alunos no que diz respeito à multiplicidade comportamental da classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo racial.
Ele chama a atenção dos alunos para participação do processo ensino/ aprendizagem, mostrar que eles estão realmente aprendendo. Nos conselhos escolares, busca valorizar o que cada aluno tem de bom, procurando entender também o que leva ou levou o aluno ao ato de indisciplina (caso do Soyleumane).
Destacam-se as atuações da personagem Khoumba, afro descendente, que é uma aluna chamada de desobediente e sem disciplina, por se recusar a atender uma ordem do professor. Esmeralda, mestiça, contesta o professor, sendo que faz parte do Conselho de Classe, e, sobretudo há a atuação do aluno Soyleumane, um garoto problemático que vive em conflito com os professores e com os seus colegas.
No Conselho de Classe os professores discutem sobre o desempenho dos alunos, avaliando os mesmos, e fazem um planejamento. O conselho conta com participação de duas integrantes da turma, supostamente para ajudar, mas não é isso que acontece, pois elas do muitas risadas, tirando a atenção dos professores.
O filme francês se destaca para nós brasileiros com um problema bem pessoal de países que recebem imigrantes seja pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou contra pessoas vindas de ex-colônias, um caso isolado é o do estudante e de origem chinesa que tem certa aceitação por parte da escola pelo esforço de aprender a língua francesa e o drama da deportação da família por estarem ilegais no país e os professores temem pela perda do aluno, tentando ajudá-lo.
O filme tem muitos pontos de contato com a realidade brasileira, cito: O conflito entre professores e alunos, a agressividade dos educandos, a falta de interesse dos mesmos em relação aos estudos e a não obediência ao educador; com o conflito do professor que para impor sua autoridade leva um aluno (Soyleumane) ao Conselho de Disciplina, mesmo sabedor de que este ato será irreversível e provocará a expulsão dele e sua entrada na marginalidade social.
Essa realidade nos leva a repensar sobre o papel da influência do professor no presente e futuro dos alunos, e que devemos sempre nos manter em equilíbrio e servirmos de bom exemplo e de guia para nossos alunos, mesmo que não sejamos recompensados por isso.

Atila Raphael
Arindo Siston Junio

Atividade 
1)DAYRELL, João Guilherme. Entre os muros da escola: exílio, multiculturalismo e zonas de contato.Interdisciplinar.Ano 5, v. 10, jan-jun de 2010, p. 405-416
João Guilherme Dayrell (UFSC)

a)       Levantar as ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 5 )
2)      Apresentação e discussão do filme.

Dia 13 (Aula 8) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores,  Alunos e Famílias
Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar e bullying; relação escola-professor-aluno.

Atividade : Aula histórica – aula expositiva dialogada

Bibliografia Básica:
1) NUNES, Clarice. Formação docente no Brasil: entre avanços legais e recuos pragmáticos. Revista Teias. V. 1, n.1.  janeiro/junho de 2000
http://periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/14/16

a)      Levantar as ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6)

Dia 20 (Aula 9) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores,  Alunos e Famílias

Temas Atuais: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar e bullying; relação escola-professor-aluno.
Bibliografia da aula:
1)LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2)  MALANCHEN, Julia; VIEIRA, Suzane da Rocha. A política brasileira de formação de professores: repercussões sobre o trabalho docente. VI Seminário da Redestrado Regulação Educacional e Trabalho Docente, 06 e 07 de novembro de 2006. UERJ – Rio de Janeiro.
3)Galvão, Afonso et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Ensaio: Avaliação e Políticas .Públicas de Educação, Set 2010, vol.18, no.68, p.425-442

Atividade - Discussão dos textos 
1)      Escolher um dos textos relacionados;
2)      Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 7);
3)      Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 3)
4)      Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.

Dia 27 - (Aula 10) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores,  Alunos e Famílias
Tema histórico 
ALCANTARA, Wiara Rosa Rios. Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874-1914). Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, USP, 2014, p.13-40.

Temas Atuais: juventude, violência escolar e bullying; relação escola-professor-aluno; drogas.
1)DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf
2)GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p.167-182, jan./jun; 2003
(http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf) 
3)THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, Ago 2006, vol.11, no.32, p.211-225. (http://www.scielo.br/)
4) GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SPOSITO, Marília Pontes. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa. no.115. São Paulo Mar.2002.  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000100004
Atividade - Discussão dos textos 
1)      Escolher um dos textos relacionados;
2)      Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 8);
3)      Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 4)
4)      Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.

Maio

Dia 04 - (Aula 11 ) - Unidade II – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos

Atividade - Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
1)      Apresentar e discutir o documentário:  Quando a comunidade vai à escola, e a escola vai à comunidade - Enviado em 17 de out de 2011
Experiência da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, de Belo Horizonte (MG), a partir da integração escola-comunidade. https://www.youtube.com/watch?v=-XFGLzT7R1Y
2)      Roteiro elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5. Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o problema definido.

3)      Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva. (Trabalho coletivo 5)
Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual - (Trabalho individual 9)

Dia 11 - (Aula 12) - Unidade III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Metodologia e processos de aprendizagem;

Atividade 
1)      Apresentar e discutir o documentário: Entretenimento e as Novas Tecnologias de Comunicação - V CECC – 
Vídeo exibido antes do quarto encontro do CECC (Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea) com a diretora executiva da Ydreams Karina Israel. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/b... ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA. O Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC) tem como objetivo promover a reflexão sobre o entretenimento, suas relações com diferentes áreas arte, educação, política, religião, filosofia, indústrias criativas e publicidade - e ainda mostrar como o entretenimento hoje pode ser considerado uma linguagem. Os debates acontecem mensalmente (nas últimas segundas-feiras de cada mês) e são abertos ao público, sempre com entrada franca. Concepção e Coordenação: Vinicius Andrade Pereira (PPGC-UERJ e ESPM-RJ)
 https://www.youtube.com/watch?v=96DN77IFRrA 

2)      Apresentar e discutir a palestra intitulada: Experimento de Sugata Mitra na educação infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4 de abr de 2013
O cientista educacional Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas da educação -- os melhores professores e escolas não existem onde eles são mais precisos. Em uma série de experimentos na vida real, de Nova Deli à África do Sul e Itália, ele deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis

3)      Bibliografia Base
VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cinthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. p.497-515. http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/2SF/Lia/Escola%20nova%20e%20processo%20educativo.pdf

Dia 19 - (Aula 13) – Unidade III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem.

Bibliografia da Aula.
1)      ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história.Educação, Formação & Tecnologias; 2008, vol.1(1), pp. 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt
2)      ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini . Educação a Distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003 http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2
3)       BELLONI, Maria Luzia. Ensaio sobre a educação a distância no BrasilENSAIO Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002, p.117-141. http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n78/a08v2378.pdf
4)      Edson Jacinski; Carlos Alberto Faraco. Tecnologias na Educação: uma solução ou um problema pedagógico? Revista Brasileira de Informática na Educação. V.10 N. 2 – 2002. http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf
5)      MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade e tecnologia. Educação e Sociedade. vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1037-1057, out. 2007. pp. 1037-1057. http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf

Atividade - Discussão dos textos 
1) Escolher um dos textos e levantar 3 Ideias interessantes. (trabalho individual 12);
2) Trabalho em grupo (socializar as sistematizações individuais e elaborar coletivamente uma síntese das ideias interessantes. (trabalho coletivo 6)
3) Apresentação dos resultados dos grupos.

Dia 26 (Aula 14) – Elaboração dos Trabalhos Finais dos Alunos

Atividade 
a)     Atendimento individual dos alunos para o fechamento dos trabalhos finais.

Junho 

Dia 02 (Aula 15)  – Fechamento do curso
Atividade
1)      Seminário dos Alunos
2 ) Entrega dis trabalhos


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