quarta-feira, 27 de junho de 2018

Atualização do Programa do curso


Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico
Planejamento de Finalização do Curso

Junho

Dia 25 - (Aula 1 )– Unidade II - Sujeitos da Educação:Professores, Alunos e Famílias
Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; movimentos estudantis; motivação e interesse; educação de jovens e adultos e educação infantil; Paulo Freire (educação formal e não formal).

Atividade:Aula histórica – aula expositiva dialogada
Bibliografia Básica:
1) SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil A herança histórica. Retratos de Escola. v. 2, n. 2/3 (2008)http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123/226

a)      Leitura do texto

Julho
Dia 02 - (Aula 1) – Unidade II - Sujeitos da Educação: professores, alunos e família
Temas Atuais: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; movimentos estudantis; motivação e interesse; educação de jovens e adultos e educação infantil; Paulo Freire (educação formal e não formal).

Bibliografia da aula:
1) LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. Link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2) Costa, Gilvan Luiz Machado. Configurações, limites e perspectivas do Ensino Médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 85-109, jan./jun. 2013. http://www.redalyc.org/pdf/894/89427917005.pdf


Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes do texto;
3)Em grupos socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes.
4)Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.


Dia 04 - (Aula 03) – Unidade III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Materialidade da escola (espaço físico, livros didáticos, etc.); Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação a distância; Metodologia e processos de aprendizagem.

Atividade – Aula histórica dialogada
1) Apresentar e discutir a palestra intitulada:
a) Experimento de Sugata Mitra na educação infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4 de abr de 2013
O cientista educacional Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas da educação -- os melhores professores e escolas não existem onde eles são mais precisos. Em uma série de experimentos na vida real, de Nova Deli à África do Sul e Itália, ele deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis
b)Whathappenedafter TED Prize 2013 | Sugata Mitra | TEDxUFM
3)Aula expositiva e dialogada.

Encerramento do curso
Entrega do Trabalho Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário