quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Programa: Introdução aos Estudos da Educação Enfoque Histórico




Agosto
Dia 07 (Aula 1) - Apresentação da Proposta do curso
Atividade
1)Apresentação dos alunos(as) e da professora.
2) Levantamento de temas e questões que gostariam de estudar no curso
Tarefa - Ler o texto de VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan. Jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm). Elaborar três ideias interessantes do texto (Trabalho Individual 1)

Dia 14 (Aula 2) - O que é cultura escolar?
Atividade
1)Apresentação da proposta e do calendário do curso – ajustes de interesses e demandas de estudos.
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

2)O que é cultura escolar?
a)Montar grupos de 4 pessoas, para que os alunos possam discutir e sistematizar as ideias interessantes do texto: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan. jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
b)Apresentação, debate e sistematização coletiva das principais ideias do texto colocadas pelos alunos(as) e pela professora.

Dia 21 (Aula - 3) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira
Temas: história da escola pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; educação domiciliar, homescholling; escola sem partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar; aprovação automática  e progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).

Bibliografia Básica
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil.Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14.http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03
https://www.youtube.com/watch?v=eTYWvbW8XPw – Documentário – Dos jesuítas aos dias atuais.

Atividade- Aula histórica- expositiva dialogada
1)     Ideias interessantes retiradas do texto (trabalho individual 2)

Dia 28 (Aula 4) - Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas atuais - história da escola pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar; aprovação automática  e progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).

Atividade- Aula histórica- expositiva dialogada

Setembro
Dias 02 a 06 – Semana da Pátria, não haverá aulas

Dia 11 (Aula 5) Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais história da escola pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar; aprovação automática  e progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).

Atividade- Aula histórica- expositiva dialogada


Dia 18 (Aula - 6) – Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar; aprovação automática  e progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).

Atividade
Discussão sobre temas atuais: violência escolar; aprovação automática e progressão continuada; escola pública e privada; educação imigrante e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação; educação e religião.

Bibliografia básica:
1) OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a02n28.pdf)
2) ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf
3) SPOSITO, Marilia. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa, FCC, 2017. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/717
4) CASTRO, Mary Garcia. Políticas Publicas por Identidades e de Ações Afirmativas. Acessando gênero e raça, na classe, focalizando juventudes. Painel “Políticas Publicas por Identidades e de Ações Afirmativas para a Superação das Desigualdades: gênero, classe, étnica, raça e juventude”, no Fórum Mundial de Educação, em São Paulo. 02/04/2004. https://pt.scribd.com/document/124861037/Politicas-Publicas-por-Identidades-e-de-Acoes-Afirmativas
5)BARRETO, Elba de Sá; SOUZA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000100003
6) TERRA, Ricardo Nogueira; GOMES, Cláudia Gomes.  Inclusão escolar: carências e desafios da atuação e formação profissional. Periódicos da Universidade Federal de Santa Maria. 2013.https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/download/5629/pdf
7) KREUTZ, Lúcio. Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez 2000 Nº 15
8) GIUMBELLI, Emerson. A presença do religioso no espaço público: modalidades no Brasil Religião & Sociedade. Relig. soc. vol.28 no.2 Rio de Janeiro  2008 

Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 3);
3)Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 1)

Dia 25 (Aula – 7)Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática;  escola sem partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar; aprovação automática  e progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).

Atividade A
1)Discussão sobre temas atuais: Democratização da educação; Escola sem partido; questões de gênero.

Bibliografia
1)http://www4.fe.usp.br/escola-sem-partido - Vídeo FEUSP - Escola sem Partido
2)Projeto de lei – Escola sem partido 
3) KATZ,Elvis Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola sem partido: produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD-Educação Tematica. 2017.
4) FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Escola “Sem” Partido:
 Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro : UERJ, LPP, 2017.
5) Entenda a polêmica sobre a discussão de gênero nos planos de educação
6) SILVINO, Dariana Maria; HENRIQUE, Tázia Renata Peixoto Gosim. A importância da discussão de gênero nas escolas: uma abordagem necessária.

Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 4);
3)Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 2)
4)Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.

Atividade B
1)Discussão sobre temas atuais: Reforma do Ensino Médio; BNCC
1)Entenda o que diz a proposta de Reforma do Ensino Médio 
2)Entrevista com Daniel Cara. Reforma do Ensino Médio é um retorno piorado à década de 90
https://www.cartacapital.com.br/educacao/reforma-do-ensino-medio-e-um-retorno-piorado-a-decada-de-1990
3)DOMINGUES, José Juiz; TOSCHI, Nirza Seabra; OLIVEIRA, João Ferreira. A reforma do Ensino Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública 
Educação & Sociedade, ano XXI, nº 70, Abril/00. http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a05v2170
4) Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio. Documento do Ministério da Educação.  http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf

Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 4);
3)Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 2)
4)Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.

Outubro
Dia 02 (Aula 8) - Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira: temas Atuais - história da escola pública brasileira (escola nova, escola integral, ditadura militar; reformas educacionais; atual reforma do ensino médio; educação democrática; escola sem partido; organização do sistema escolar; ensino profissionalizante, ensino superior; violência escolar; aprovação automática  e progressão continuada; escola pública e privada; avaliação; educação imigrantes e refugiados; ações afirmativas; Inclusão (Lei 10.639); qualidade da educação).

Atividade – Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
É um exercício que será realizado em sala de aula, em grupo, onde os alunos deverão elaborar uma proposta de “ação” para resolver algum problema da educação brasileira, que ficou evidente e chamou a atenção do coletivo. Ou seja, vamos pensar uma alternativa para solucionar questões que estão acontecendo por causa da política educacional existente; pela forma como as relações cotidianas acontecem na escola, na sala de aula, na comunidade, etc.

1)Roteiro elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5. Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o problema definido.

       Exemplo de uma Proposta de Ação Coletiva

Tema - Currículo significativo para escola
Introdução
Existe uma grande dificuldade dos alunos na percepção da aplicabilidade do currículo ensinado nas escolas. Nesse sentido, cada escola deveria proporcionar e garantir a aquisição de conhecimentos mais próximos ao cotidiano de cada aluno.
Objetivo
·                 Trazer para o cotidiano escolar a realidade dos alunos
Estratégias
·                 Criação de oficinas temáticas que relacionariam as disciplinas do currículo com conhecimentos cotidianos da comunidade escolar.
·                 Estas oficinas estariam relacionadas com um projeto maior, desenvolvido em conjunto pelo corpo docente e com participação dos alunos.
·                 As oficinas seriam frequentadas por alunos de diferentes anos.
Público-alvo
É possível adaptar essa proposta para qualquer ciclo, porém aqui optamos traçar estratégias para o Ensino Médio.

3) Elaboração da Proposta de Ação Coletiva (Trabalho Coletivo 3)
4) Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva. (Momento de tirar as dúvidas para poder elaborar a PAI.

Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual  - (Trabalho individual 5)
É um exercício a ser realizado em casa, sozinho, onde deverá elaborar uma proposta de “ação” individual, para resolver algum problema da educação brasileira, que ficou evidente e chamou a atenção, que pode inclusive ter saído nas discussões do grupo quando estavam elaborando a Proposta de Ação Coletiva. Ou seja, vamos pensar uma alternativa para solucionar questões que estão acontecendo por causa da política educacional existente; pela forma como as relações cotidianas acontecem na escola, na História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola-professor-aluno; educação indígenas, educação de jovens e adultos e educação infantil.

Dia 09 - (Aula 09) -Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores – Alunos – Famílias
Temas – Historia da formação docente; valorização do magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola e família; educação indígenas, educação dos negros; educação de jovens e adultos.
Atividade 1  - Correção coletiva das propostas de Ação Coletiva
Atividade 2 - Apresentação e discussão do filme "Entre os Muros da Escola"
Sinopse
O filme “Entre os muros da escola” retrata o ambiente escolar na sua totalidade, uma escola francesa, onde em uma sala de aula com alunos entre 13 e 15 anos, adolescentes com suas questões, esse grupo é composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.
O professor François Marin, interpretado por François Bégauden, que é também autor do livro de mesmo nome do filme, tem como meta fazer com que os alunos, além de aprenderem o idioma pátrio francês, assumam uma postura de turma homogênea, tarefa quase impossível dado a diferenças dos alunos no que diz respeito à multiplicidade comportamental da classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo racial.
Ele chama a atenção dos alunos para participação do processo ensino/ aprendizagem, mostrar que eles estão realmente aprendendo. Nos conselhos escolares, busca valorizar o que cada aluno tem de bom, procurando entender também o que leva ou levou o aluno ao ato de indisciplina (caso do Soyleumane).
Destacam-se as atuações da personagem Khoumba, afro descendente, que é uma aluna chamada de desobediente e sem disciplina, por se recusar a atender uma ordem do professor. Esmeralda, mestiça, contesta o professor, sendo que faz parte do Conselho de Classe, e, sobretudo há a atuação do aluno Soyleumane, um garoto problemático que vive em conflito com os professores e com os seus colegas.
No Conselho de Classe os professores discutem sobre o desempenho dos alunos, avaliando os mesmos, e fazem um planejamento. O conselho conta com participação de duas integrantes da turma, supostamente para ajudar, mas não é isso que acontece, pois elas do muitas risadas, tirando a atenção dos professores.
O filme francês se destaca para nós brasileiros com um problema bem pessoal de países que recebem imigrantes seja pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou contra pessoas vindas de ex-colônias, um caso isolado é o do estudante e de origem chinesa que tem certa aceitação por parte da escola pelo esforço de aprender a língua francesa e o drama da deportação da família por estarem ilegais no país e os professores temem pela perda do aluno, tentando ajudá-lo.
O filme tem muitos pontos de contato com a realidade brasileira, cito: O conflito entre professores e alunos, a agressividade dos educandos, a falta de interesse dos mesmos em relação aos estudos e a não obediência ao educador; com o conflito do professor que para impor sua autoridade leva um aluno (Soyleumane) ao Conselho de Disciplina, mesmo sabedor de que este ato será irreversível e provocará a expulsão dele e sua entrada na marginalidade social.
Essa realidade nos leva a repensar sobre o papel da influência do professor no presente e futuro dos alunos, e que devemos sempre nos manter em equilíbrio e servirmos de bom exemplo e de guia para nossos alunos, mesmo que não sejamos recompensados por isso.
Atila Raphael
Arindo Siston Junio

Atividade
1)DAYRELL, João Guilherme. Entre os muros da escola: exílio, multiculturalismo e zonas de contato.Interdisciplinar.Ano 5, v. 10, jan-jun de 2010, p. 405-416
1) Levantar as ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6)
2)Apresentação e discussão do filme.

Dia 16 - (Aula 09) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores, Alunos e Famílias
Temas: Historia da formação docente; valorização do magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola e família; educação indígenas, educação dos negros; educação de jovens e adultos.

Atividade : Aula histórica – aula expositiva dialogada
Bibliografia Básica:
1) NUNES, Clarice. Formação docente no Brasil: entre avanços legais e recuos pragmáticoshttp://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/038_clarice_nunes.pdf
a)Levantar as ideias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 7 )

Dia 23 - (Aula 10) – Unidade II - Sujeitos da Educação: professores, alunos e família
Temas Atuais: Historia da formação docente; valorização do magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola e família; educação indígena, educação dos negros; educação de jovens e adultos.

Bibliografia da aula:
1)LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. Link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2)CARVALHO, Marília Pinto. As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo. Educação em Revista, 2018. http://www.scielo.br/pdf/er/v34n72/0104-4060-er-34-72-187.pdf
3) SOARES, Leônico. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação e Revista. No. 47. Belo Horizonte. June, 2008. 
4) GHANEM, Elie; ABBONIZIO, Aline. A escola indígena e as aspirações de futuro das comunidades. Tellus, ano 12, n. 23, p. 147-161, jul./dez. 2012 http://www.tellus.ucdb.br/index.php/tellus/article/view/262/164
5) ALMEIDA, Marco Antonio; SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500.

Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 8);
3)Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 4)
4)Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.

Dia 30 - (Aula 11) - Unidade II – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos
Temas - Historia da formação docente; valorização do magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola e família; educação indígena, educação dos negros; educação de jovens e adultos.
Atividade 1- Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
1)Apresentar e discutir o documentário: Quando a comunidade vai à escola, e a escola vai à comunidade -Enviado em 17 de out de 2011
Experiência da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, de Belo Horizonte (MG), a partir da integração escola-comunidade. https://www.youtube.com/watch?v=-XFGLzT7R1Y
2)Roteiro elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5. Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o problema definido.

3)Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva. (Trabalho coletivo 5)
Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual - (Trabalho individual 09)

Novembro

Dia 06 (Aula 12) - Unidade II - Sujeitos da Educação: professores, alunos e família
Temas Atuais: Historia da formação docente; valorização do magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola e família; educação indígena, educação dos negros; educação de jovens e adultos.

Bibliografia da aula:
1)LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. Link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
2)CARVALHO, Marília Pinto. As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo. Educação em Revista, 2018. http://www.scielo.br/pdf/er/v34n72/0104-4060-er-34-72-187.pdf
3) SOARES, Leônico. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação e Revista. No. 47. Belo Horizonte. June, 2008. 
4) GHANEM, Elie; ABBONIZIO, Aline. A escola indígena e as aspirações de futuro das comunidades. Tellus, ano 12, n. 23, p. 147-161, jul./dez. 2012 http://www.tellus.ucdb.br/index.php/tellus/article/view/262/164
5) ALMEIDA, Marco Antonio; SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500.

Atividade - Discussão dos textos
1)Escolher um dos textos relacionados;
2)Levantar e escrever três ideias interessantes do texto (trabalho individual 8);
3)Em grupo socializar das sistematizações individuais, discutir e produzir coletivamente as ideias interessantes em cartazes. (trabalho coletivo 4)
4)Apresentação e aprofundamentos das discussões dos textos em plenária.
Unidade II – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos
Temas - Historia da formação docente; valorização do magistério; papel do professor (relação entre professor e aluno); relação escola e família; educação indígena, educação dos negros; educação de jovens e adultos.
Atividade 1- Discutir os textos da aula do dia 23 de outubro
Atividade 2 - Elaboração de Proposta de Ação Coletiva
1)Apresentar e discutir o documentário: Quando a comunidade vai à escola, e a escola vai à comunidade -Enviado em 17 de out de 2011
Experiência da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, de Belo Horizonte (MG), a partir da integração escola-comunidade. https://www.youtube.com/watch?v=-XFGLzT7R1Y
2)Roteiro elaboração da Proposta de Ação Coletiva e Individual
1. Tema (assunto)
2. Introdução (apresentação/descrição do problema a ser discutido no trabalho)
3. Objetivos (o que se pretende com a proposta de trabalho)
4. Público Alvo (para quem a proposta é direcionada)
5. Estratégias/etapas para concretizar os objetivos e resolver o problema definido.

3)Apresentação e discussão das Propostas de Ação Coletiva. (Trabalho coletivo 5)
Tarefa – Elaboração da Proposta de Ação Individual - (Trabalho individual 09)

Dia 13 (Aula 14)– Unidade III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem.


1)Apresentar e discutir a palestra intitulada: Experimento de Sugata Mitra na educação infantil de crianças da Índia. TED. Publicado em 4 de abr de 2013
O cientista educacional Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas da educação -- os melhores professores e escolas não existem onde eles são mais precisos. Em uma série de experimentos na vida real, de Nova Deli à África do Sul e Itália, ele deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino. https://www.youtube.com/watch?v=_YqbXCRhtis
Palestrando na LIFT 2007, Sugata Mitra fala sobre seu projeto Buraco na Parede. Jovens crianças nesse projeto descobriram sozinhos como usar um PC -- e depois ensinaram a outras crianças. Ele pergunta, o que mais as crianças podem se ensinar? https://www.ted.com/talks/sugata_mitra_shows_how_kids_teach_themselves/transcript?awesm=on.ted.com_9BH2&utm_campaign=david_brooks_the_social_animal&utm_content=ted.com-talkpage&utm_medium=on.ted.com-twitter&utm_source=direct-on.ted.com&language=pt-br


2) The Future of Learning | Sugata Mitra

Almost twenty years of experiments with children's education takes us through a series of startling results – children can self organise their own learning, they can achieve educational objectives on their own, can read by themselves. Finally, the most startling of them all: Groups of children with access to the Internet can learn anything by themselves. The mechanism of this kind of learning seems similar to the appearance of spontaneous order, or ‘emergent phenomena’ in chaotic systems. From the slums of India, to the villages of India and Cambodia, to poor schools in Chile, Argentina, Uruguay, the USA and Italy, to the schools of Gateshead and the rich international schools of Washington and Hong Kong, Sugata's experimental results show a strange new future for learning. Using the 2013 TED Prize, he has built seven ‘Schools in the Cloud’, where Self Organised Learning Environments (SOLEs) and a ‘Granny Cloud’ of mediators over the Internet, interact with unsupervised children. Sugata will present the main findings. We begin to see some glimpses of what schools should be for and what curricular, pedagogic and assessment changes will be required in the future. In this talk, Sugata will discuss what steps existing schools can take in order to prepare themselves for the changes that are, inevitably, going to come. Follow Sugata on @sugatam Sugata Mitra is Newcastle University’s Professor and Principal Investigator of Educational Technology, and world-wide known expert of self-organising systems. A physicist by training, he has worked on Organic Semiconductors, Energy Storage Systems, Bots, Remote Presence, complex dynamical systems. Since 1999, the focus of his research has been on primary learning and the Internet. Sugata has achieved international acclaims for his successful ‘Hole in the Wall’, ‘Self Organised Learning Environments’ (SOLEs) and ‘School in the Cloud’ experiments on unsupervised learning amongst groups of children. https://www.youtube.com/watch?v=VGF3kjgCaMQ
3) Como as crianças ensinam a si mesmas. Sugata Mitra.


3) Aula expositiva e dialogada.

3)Bibliografia Base
VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cinthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. p.497-515. http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/2SF/Lia/Escola%20nova%20e%20processo%20educativo.pdf
Dia 20 – Dia da consciência negra – não haverá aulas

Dia 27 - (Aula 14)– Unidade III – Educação Métodos e as Novas Tecnologias.
Temas Atuais: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem.

Bibliografia da Aula.
1)ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história.Educação, Formação; Tecnologias; 2008, vol.1(1), pp. 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt
2)ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a Distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003 http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2
3)BELLONI, Maria Luzia. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. ENSAIO Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002, p.117-141. http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n78/a08v2378.pdf
4)Edson Jacinski; Carlos Alberto Faraco. Tecnologias na Educação: uma solução ou um problema pedagógico? Revista Brasileira de Informática na Educação. V.10 N. 2 – 2002. http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf
5) JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na educação a distancia e a aprendizagem construtivistaEm Aberto, Brasília, ano 16, n.70, abr./jun.1996. http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2082/2051

Atividade - Discussão dos textos
1) Escolher um dos textos e levantar 3 Ideias interessantes. (trabalho individual 10);
2) Trabalho em grupo (socializar as sistematizações individuais e elaborar coletivamente uma síntese das ideias interessantes. (trabalho coletivo 6)
3) Apresentação dos resultados dos grupos.Dezembro 

Dia 04 (Aula 15)  Seminário e entrega do trabalho final
Atividade
1) Seminário dos Alunos
2 ) Entrega dos trabalhos


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