quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O inchaço do currículo escolar

Leiam o editorial que foi publicado no Estado de São Paulo, em 20/08/2010, "O inchaço do currículo escolar". Clique aqui.


Vale a pena ler também a resposta do prof. Amaury César, da FEUSP, publicada na seção de cartas do jornal. Clique aqui. (link arrumado)


O editorial diz que há escola e currículo sem posicionamento político e que as escolhas sobre quais conteúdos devem ser ensinados são puramente técnicos. Será? Deixem a opinião de vocês nos comentários.

Um comentário:

  1. Minha opinião: Não é de hoje que sabemos ser a educação um ato com intenção e, se há intenção, há interesse. Esse interesse é orientado por um modo de estar no mundo e esse modo de estar no mundo é político.
    Quem diz que o currículo deve ser definido por técnicos "esquece" (ao menos de dizer) que esses técnicos tem escolhas políticas, as quais orientam suas decisões. Ou seja, aqueles que dizem ser a educação um terreno apolítico, na verdade, são os mais políticos e querem manter sobre o povo uma forma de governo sutil e perversa. Como que vestindo lobo com pele de cordeiro, querem continuar engolindo o povo se passando por dóceis vovozinhas.

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