terça-feira, 17 de agosto de 2010

Programa e Cronograma

Agosto

Dia 04 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos. Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.

• Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses. (trabalho individual nr. 1)
• Levantamento de temas e questões que deverão ser trabalhadas durante o semestre.

 Dia 11 (Aula - 2) – Apresentação e debate de um filme: “Pro Dia Nascer Feliz

Sinopse. Definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal.

 Dia 18 (Aula - 3) – Apresentação do programa do curso.

 Bibliografia Geral do curso:

HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)


Tema da aula: “O que é cultura escolar?”

Atividade: Aula dialogada mediada por análise de fotografias e discussão do texto indicado abaixo.

 Bibliografia básica:
VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).

Youtube – vídeo sobre Cultura Escolar:
http://www.youtube.com/watch?v=d1VT_RWNO38&feature=related

Dia 25 (Aula - 4)– Unidade I - O lugar da escola na sociedade brasileira.

Temas: história da escola pública brasileira; organização do sistema escolar; escola pública e privada (modelos, projetos educacionais); educação e a imigração; legislações educacionais; reformas educacionais; Inclusão e exclusão; qualidade da educação; educação em presídios; progressão continuada; avaliação, seriação, ciclos.

 Bibliografia Básica:

NUNES, Clarice. “O ‘velho’ e ‘bom’ ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. (www.anped.org.br).

 Atividade - Discussão de texto e aula expositiva dialogada

 1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 2);

Setembro

 Dia 01 (Aula - 5) – O lugar da escola na sociedade brasileira.Temas Atuais

 Temas: história da escola pública brasileira; organização do sistema escolar; escola pública e privada (modelos, projetos educacionais); educação e a imigração; legislações educacionais; reformas educacionais; Inclusão e exclusão; qualidade da educação; educação em presídios; progressão continuada; avaliação, seriação, ciclos.

 Bibliografia básica:
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009, p. 179-207. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. (http://www.scielo.br/)
ARELARO, Lisete R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, out 2007, vol.28, no.100, p.899-919. (www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1328100.pdf)
SILVA, Luiza H. Oliveira; PINTO, Francisco N. P. P.; BRITO, Katia C. C. F. Da marginalidade à inclusão: a socialização através da educação no Presídio de Araguaína (TO). Ciências & Cognição 2008; Vol 13 (3): 214-230
(http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13_3/m318257.pdf)
FERNANDES, Claudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica. Cadernos de Pesquisa, jan./apr. 2005, vol.35, no.124, p.57-82. (http://www.scielo.br/)
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá and SOUSA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educ. Pesqui. [online]. 2004, vol.30, n.1, pp. 31-50. (http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a03v30n1.pdf)

 Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 3);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 1)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

 Dia 08 – Semana da Pátria – Não haverá aulas

 Dia 15 (Aula – 6) – Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.

1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 2)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
3) Elaborar em casa uma Proposta de Ação Individual (Trabalho individual 4)

 Dia 22 (Aula 7) – Quatro Estações na Faculdade de Educação
  1. Visita ao Centro de Memória da Educação
  2. Visita ao Museu do Brinquedo
  3. Visita a Labrimp. (Trabalho individual 5 – Registrar as impressões e aprendizagens a partir das visitas)
  4. Debate de um documentário sobre professores
 Dia 29 (Aula 8) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e alunos.

Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar; gênero e raça; gravidez na adolescência.

Atividade: discussão do texto e aula dialogada

 Bibliografia Básica:

VICENTINE, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009, p.11-25 e 211-225. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

 Atividade - Discussão de texto e aula dialogada

 1. Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 6)

 Outubro
Dia 06 (Aula 8) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e alunos. Temas atuais

Temas: História da formação dos professores; Valorização do magistério; Papel do professor (relação entre professor e aluno); Violência escolar; gênero e raça; gravidez na adolescência

Bibliografia da aula:
LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. link para o texto: www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf
MAUES, Olgaíses. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, mar./2003, no.118, p.89-117. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16831.pdf
ESTEVE, José M. Fatores de mudança: doze elementos de transformação no sistema escolar. In: NÓVOA, Antônio (Org.) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995, 93-129.

 Atividade - Discussão dos textos

1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 7);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 3)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 13 - (Aula 9) - Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos

Atividade – Apresentação e discussão do vídeo – “Além da Lousa"

 DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf
MARRIEL, Lucimar Câmara, ASSIS, Simone G., AVANCI, Joviana Q. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2006, vol.36, no.127, p.35-50. (http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0336127.pdf)
FERRARO, Alceu Ravanello. Gênero, raça e escolarização na Bahia e no Rio de Janeiro. Caderno Pesquisa. [online]. 2009, vol.39, n.138, pp. 813-835. link par ao texto: http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n138/v39n138a07.pdf
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 8);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 4)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 20 (Aula 10) – Unidade II - Sujeitos da Educação: Professores e Alunos

Atividade - Elaboração de propostas de ação. Orientação coletiva.
1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 5)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
3) Elaborar uma Proposta de Ação Individual em casa (trabalho individual 9)

Apresentação e debate do Vídeo: Educadores brasileiros: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo.

 Dia 27 (Aula 11) – Unidade III – Educação e as Novas Tecnologias.

Temas: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem.

 Bibliografia da Aula.

GARCIA, Fabiane Maia. Tecnologia e educação: relações históricas, locais e mundializadas. Novas Tecnologias na Educação. V. 3, no. 1, maio de 2005. Link para o texto: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a52_tecnologiaeducacao.pdf

 Atividade - Discussão de texto e aula dialogada:

 1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 10);

 Atividade – Análise de sites (Trabalho coletivo 6)

b) http://www.umpostalparaumamigo.blogspot.com.br/
c) http://www.crmariocovas.sp.gov.br/
d) http://www.educarparamudar.com.br/
e) http://www.museudapessoa.net/
f) http://www.angela.lago.com.br/
g) http://www.aconteceporaqui.portalgens.com.br/

sites e blogs indicados por Thiago Molina para quem se interessa por educação e relações étnico-raciais

a) http://fazervaleralei.blogspot.com/
b) http://www.edicoestoro.net/
c) http://www.ipeafro.org.br/home/linha-do-tempo
d) 


 Novembro
Dia 03 - (Aula 12) - Unidade III – Educação e as Novas Tecnologias.

 Temas: Função social da escola e sua relação com as novas mídias e tecnologias; Qual o papel do professor frente às novas tecnologias; Educação e televisão; Metodologia e processos de aprendizagem.

BOHADANA, Estrella & VALLE, Lílian do. O quem da educação à distância. Revista Brasileira de Educação. 2009, vol.14, n.42, pp. 551-564. (www.scielo.br)
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.35, pp. 290-299. (www.scielo.br)
MONTEIRO, ANA MARIA FERREIRA DA COSTA. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade. 2001, v. 22, n. 74, pp. 121-142. (www.scielo.br)
BARRETO, Raquel G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e pesquisa, vol. 29, nr. 2, p. 271-286, jul. dez. 2003. (www.scielo.br)

 Atividade - Discussão dos textos

1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual 11);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) (trabalho coletivo 7)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 10 (Aula 13) – Elaboração de Propostas de Ação. Orientação coletiva. (Trabalho coletivo 8)

Dia 17 (Aula 14) – Apresentação e debate do filme: “Entre os muros da escola”.

Tema: Papel da família na escolarização de adolescentes e jovens.

 Bibliografia da Aula:

 THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, Ago 2006, vol.11, no.32, p.211-225. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a02v11n32.pdf
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa. [online]. 2000, n.110, pp. 143-155. link para o texto: http://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a06.pdf

 Dia 24 - XVI Jornadas Argentinas de Historia de la Educación “A 200 años de la Emancipación Política: Balances y Perspectivas de la Historia de la Educación Argentina y Latinoamericana” – Não haverá aula

 Dezembro

 Dia 01 (Aula 15) - Apresentação das Propostas de Ação

Atividade - Seminários dos Alunos
Avaliação e encerramento do curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário